21 DE MAIO E A HISTÓRIA

1881 - É inaugurado o Hotel Sul Americano (atual Bienestar) na rua Dr. Abílio Torres.
O edifício pertencia a José Pinto de Sousa e Castro. O seu primeiro administrador foi Apolino Costa Caldas que foi gerente do Hotel do Padre. Dois anos depois o Hotel recebeu um novo andar.

1911 — Reuniu em Vizela uma comissão técnica, composta do director das Obras Públicas e delegado de saúde, do distrito, subdelegado de saúde, deste concelho, e outros indivíduos, e escolheram o local para o edifício do hospital.

2005 - O presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira, inaugura a sede social do Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália, colectividade presidida por Carlos Faria.

2006 - Treinador Manuel Correia (na foto em baixo enquanto jogador do FCV, é o quinto em cima a contar da esquerda) assina contrato com o Futebol Clube de Vizela. Fernando Faria e Veríssimo são os seus adjuntos.
2011 - Os júniores do FC Vizela vencem em casa o Esposende (4-2 depois de no primeiro jogo em casa do adversário terem empatado 1-1) e regressam à II Divisão Nacional. O treinador é Dinho Guimarães.


2011 - Oficialização do coro Laudate Dominum. Seu fundador e primeiro presidente é José Pedro Marques (foto). Luís Filipe Rodrigues é presidente da Assembleia e Jerónimo Joaquim Ferreira presidente do Conselho Fiscal.

2011 - CCD de Santa Eulália, treinado por João Fernando, termina o Campeonato da Divisão de Honra em 4º lugar.

2016 - Salomé Rocha garante, numa corrida em Inglaterra, os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A atleta representa o Benfica depois de ter iniciado atividade no FC Vizela e representado ainda o Sporting.

2017 - Com uma vitória na Póvoa frente ao Varzim o FC Vizela, já despromovido, despede-se da  II Liga. Ficou a um ponto de garantir a manutenção.

2022 - CCD de Santa Eulália vence Sandinenses por 2-0 e fica apurado para a final da Taça AFB.

....
NESTA DATA NASCEU
1974 - Sónia Cunha, ex-presidente da Avicella.
- Alex Porto, jogador do FC Vizela em 2015-2016.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FALECEU NESTA DATA
2010 - Maria Glória Alves Azevedo (Sta Eulália)
2009 - Bombeiro Fernando Peixoto (S. João)
2014 - Vítor Manuel Barbosa Sousa (S. João)
2019 - Alberto Maria Rodrigues Correia (S. João)
2020 - Rosalina Salgado da Silva (Infias)
2020 - Jorge Costa Almeida (Espanha)

Eventos históricos


Partilhar