25 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA


1985 - Assembleia da República volta adiar votação do concelho de Vizela. 

1884 - A Companhia dos Banhos de Vizela reforça através de canalizações o reforço da água termal nos balneários desde quatro furos espalhados pela vila aumentando para mais de 40 pipas diárias a quantidade de água quente. A bica de água quente no Largo da Alameda é, também, aprimorada.

1995 - Jerónimo Ribeiro Neiva passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1971.


1997 - Termina o Campeonato Nacional da IIB/Norte. O Vizela classifica-se num modesto 11º lugar com 45 pontos menos 28 do que o Maia que subiu à Divisão de Honra. Desceram Freamunde (40 pontos), Lamego, Arrifanense e Montalegre.



2002 - Comandante Américo Oswaldo passa ao Quadro de Honra dos Bombeiros de Vizela. Foi bombeiro efectivo durante 45 anos, desde 1957.


2002 - Junta de Freguesia de S. João e a historiadora Maria José Pacheco prestam homenagem na margem direita do rio Vizela, próximo à Ponte Romana, ao comerciante britânico William Wilby, conhecido em 1830 em Vizela como "Senhor do Chalé do Inglês. A cerimónia, que contou com a presença de familiares de Wilby vindos da Austrália, Canadá e Inglaterra, consistiu na plantação de um pinheiro típico do Canadá, vindo de Vancouver e no descerrar duma lápide.

2004 - Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes sagra-se Campeão Distrital Iniciados da AF Braga. Rui Guimarães é o treinador.

2013 - Juvenis do Desportivo Jorge Antunes perdem na final frente ao Braga (4-3) Taça da Associação de Futebol de Braga em futsal.


2019 - André Lopes sagra-se vice-campeão do Mundo em tiro ao voo.


2019 - O FC Vizela, treinado por Rui Amorim, perde por 2-0 (dois penaltis) frente ao Vilafranquense nos quartos de final do paly off de promoção.

2022 - Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, visita Vizela onde fica a par das evocações dos 650 do Tratado de Tagilde marcadas para 2023.

NESTA DATA NASCEU


- Manuel Pedrosa, presidente da Freguesia de Santa Eulália


- José Manuel Guimarães, presidente Associação Dadores de Sangue de Vizela.

- Miro, ex-jogador do CCD de Santa Eulália (Café Miro).
- António Espírito Santo Teixeira, ex-director do FC Vizela.
- Luís Barbosa, chefe dos Bombeiros de Vizela.

FALECERAM NESTA DATA
2011 - Maria de Freitas
2010 - Dionísia da Silva Peixoto (S. Miguel)
2009 - Arminda P. Gama Teles Meneses (S. João)
2020 - Maria Rosário Camelo Ferreira (S. João)
2023 - Nel Moinia (Moreira)

Partilhar