5 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1950 - Bombeiros de Vizela recebem Medalha de Ouro "Cidade de Guimarães".


1852 - Uma representação de vizelenses dirige-se a Famalicão onde pernoitou a Rainha D. Maria II, e pede-lhe que visite Vizela e dê o concelho no texto que se segue: «Senhora! Desta arte, arredondam-se melhor distribuições concelhias destes lugares e ficam as Caldas de Vizela sendo pérola mais brilhante do Vosso Florão de Rainha e Mãe destes povos».

1898 -São enviados ao Governo Civil de Braga a planta do terreno e orçamento para construção do Hospital-Albergue de Vizela já com vistoria médica dos terrenos. Estes situam-se na Agra do Passadisso (onde está hoje a UCCI) pertencentes à Viscondessa do Passadisso, Fernando Sousa Ribeiro e José Salgado.



1946 - "Todo o bom Vizelense tem por obrigação auxiliar as suas instituições" refere este panfleto do jogo FC Vizela - Club Desportivo Celoricense. A partida decorreu no Campo Agostinho de Lima (antigo campo da Vista Alegre), o preço dos bilhetes era 3 escudos (15 centimos) para o peão e 4 escudos (20 cêntimos) para a bancada.

1950 - Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela é agraciada com a Medalha de Ouro "Cidade de Guimarães".

1977 - O Grupo Desportivo da Lasa (hoje Desportivo Jorge Antunes), sagra-se campeão europeu em futebol de salão.


1981 - Partido Popular Monárquico (PPM) apresenta na mesa da Assembleia da República uma proposta de lei de criação do concelho de Vizela com 12 freguesias (S. Miguel, S. João, S. Faustino, Infias, Santa Eulália, Santo Adrião, Regilde, Tagilde, S. Paio, Santo Estêvão).
Os deputados Luís Coimbra, António Moniz e Barrilaro Ruas foram o subscritores deste Projecto de Lei com o nº 209/II.

1985 - Manifestação em prol do concelho com MRCV, juntas de freguesias e a historiadora Maria José Pacheco. Fanfarra dos bombeiros animou.

2005 - Juniores do FC Vizela, treinados por Hélder Batista, sagram-se campeões nacionais da 2ª Divisão no primeiro ano em que se realizou esta prova.

2005 - Os juvenis do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes, treinado por Rui do Parque, sagraram-se campeões nacionais na modalidade de futsal.

2006 - Ao vencer o Gondomar em casa e beneficiando dos empates do Covilhã e do Portimonense, o Vizela garantiu na última jornada a segunda presença na Liga de Honra.

2008 - Abre o balcão do banco Finibanco nas Teixugueiras-S. Miguel.

2010 - Comerciantes de Vizela entregam um abaixo-assinado ao Presidente do Conselho de Administração da Companhia dos Banhos de Vizela para que reabra as Termas e o Hotel Sul Americano.

2016 -  O vice-presidente Vítor Hugo Salgado é exonerado do cargo da C.M. Vizela pelo presidente Dinis Costa depois de ter desafiado este autarca para eleições internas do Partido Socialista. 
Victor Hugo tomou conhecimento da decisão por email depois da reunião camarária.

2019 - Juvenis (sub17) do FC Vizela sagram-se campeões distritais da AF Braga.

NESTA DATA FALECEU 
2002 - Adelino Esteves Campante (S.João) 
2022 - Maria Adelina Silva Ferreira (S.Miguel)


Partilhar