FC Vizela não vai disputar play-off de subida e aguarda decisão da FPF

Clubes que estavam em posição de acesso à fase de subida foram informados telefonicamente de que não há play-off.
O jornal O Jogo escreveve que «O sonho da subida à II Liga pode ter acabado para os oito clubes do Campeonato de Portugal que estavam nos dois primeiros lugares das quatro séries da prova, à data da paragem motivada pelo coronavírus.


O JOGO confirmou junto de fontes de vários emblemas que os mesmos foram informados, por telefone, de que o play-off do Campeonato de Portugal não se vai realizar. De resto, a medida segue as diretrizes emitidas pelo Governo que no plano de desconfinamento autorizou, apenas, o regresso da I Liga no fim de semana de 30-31 de maio, retorno que carece de carimbo oficial da Direção-Geral de Saúde.

No entanto, os clubes informaram que apenas lhes foi comunicado que não há play-off, sendo que a FPF não se terá pronunciado relativamente às duas equipas que deveria indicar para subirem à II Liga. Hoje há reunião dos clubes profissionais de I e II Ligas, onde deverá ser clarificada a questão das subidas e descidas no segundo escalão.

Se for decidido que não há descidas na II Liga - e este parece ser, de momento, o cenário mais provável , salvando, desta forma, Cova da Piedade e Casa Pia, que estavam abaixo da linha de água, o sonho de subida esfuma-se definitivamente para as formações do CdP, nomeadamente para Vizela e Arouca, que alegam ser os dois clubes que deveriam subir por terem o maior número de pontos entre as quatro séries, tal como o Vizela já o fez saber num comunicado emitido na noite de ontem.


Vizela emitiu um comunicado 
onde diz que está à espera da FPF

O Vizela emitiu na noite de quinta-feira um comunicado no qual se diz à espera de ser promovido à II Liga. O clube que liderava a Série A do Campeonato de Portugal recordou um comunicado da FPF.

"Como será por todos sabido, o Governo de Portugal anunciou hoje as medidas de desconfinamento faseado para os vários setores económicos do país. Essas medidas preveem dar-se por definitivamente terminadas todas as competições de futebol com exceção da 1ª Liga e Taça de Portugal, ou seja, para nós o futebol nesta época terminou. Esta decisão parece ir de encontro à expectativa que norteava a Federação Portuguesa de Futebol no seu comunicado de 8 de abril quando deu por terminado o Campeonato de Portugal, sabendo que seria muito difícil regressar à competição em tempo útil e com as necessárias condições de segurança para todos os intervenientes. Ainda nesse momento, a Federação manifestou o compromisso, fundamental, de que não se daria por perdido o investimento feito nesta época, garantindo as promoções à Segunda Liga", surge escrito.

"Por esse motivo, aguardamos com urgência o comunicado oficial da Federação Portuguesa de Futebol que confirmará a nossa subida à Segunda Liga, cumprindo o disposto no aludido comunicado que referia que "(...) serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol (...)". Ora não temos quaisquer dúvidas que tal decisão terá que assentar no mérito desportivo alcançado no decurso da época e, com os 60 pontos alcançados até à jornada 25, em que foi suspenso o Campeonato de Portugal, somos o clube com maior pontuação de todas as séries. Logo, não pode haver dúvidas que a FC Vizela, SAD deve ser uma das equipas promovidas à Segunda Liga. Não podemos deixar de saudar o espírito de diálogo que tem existido entre a Federação e clubes que, apesar do importante papel das Associações, é fundamental para o entendimento entre todos e o desenvolvimento dos campeonatos não-profissionais em Portugal", acrescenta o Vizela.

In jornal O JOGO 

Partilhar