II Liga com dezoito equipas

Nacional e Farense vão ser promovidos à I Liga na próxima época, enquanto Casa Pia e Cova da Piedade serão despromovidos ao Campeonato Portugal. A decisão foi tomada na reunião desta terça-feira da Liga de Clubes.

Quando a Liga 2 foi interrompida, ao cabo da 24.ª jornada, Nacional e Farense ocupavam as duas primeiras posições da classificação, com 50 e 48 pontos, respetivamente.
Já Casa Pia e Cova da Piedade seguiam no extremo oposto da tabela, somando 11 e 17 pontos, respetivamente.
Os piedenses não puderam votar nesta reunião pois eram parte interessada no assunto em discussão e, de acordo com o artigo 55º do regulamento geral da Liga, tal acontece quando se verifica um conflito de interesses.

Vizela e Arouca sobem.

Esta decisão da Liga de Clubes surge no âmbito do encerramento da LigaPro por causa de pandemia. Em sentido inverso, Arouca e Vizela, do Campeonato de Portugal, são promovidos à LigaPro.
Resta agora saber quais serão os clubes despromovidos ao segundo escalão, o que só se saberá depois da conclusão da I Liga, que será reatada no último fim de semana deste mês

A Liga de Clubes oficializou, através de comunicado, a promoção de Nacional e Farense à Liga na próxima época, bem como a despromoção de Cova da Piedade e Casa Pia ao Campeonato Portugal.

Explica o organismo presidido por Pedro Proença que na base desta decisão estiveram «os critérios de mérito desportivo recomendados pela FIFA, pela UEFA e pela FPF», sendo então utilizada «como referência a classificação que se verificava à data de suspensão dos Campeonatos», em 12 de março.

ADVERSÁRIOS DO FCV (na próxima época)
Feirense
Mafra
Estoril Praia
Varzim
Académica
Académico de Viseu
Leixões
Covilhã
Oliveirense
Chaves
FC Porto B
Benfica B
Penafiel
Vilafranquense
(+ os dois clubes que serão despromovidos da I Liga)

Comunicado da Liga:

A Direção da Liga Portugal realizou uma reunião de caráter extraordinário, na manhã desta terça-feira, e na qual estiveram presentes por videoconferência todos os elementos que compõem o elenco diretivo, como são os casos dos representantes de SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, CD Tondela, Gil Vicente FC, Leixões SC, CD Mafra, CD Cova da Piedade e FPF.

No seguimento da decisão do Governo, que determinou a autorização para que as competições da Liga NOS e da Taça de Portugal fossem as únicas a serem retomadas na época 2019-20, a Direção da Liga Portugal, nos termos da alínea a), do n.º 2, do artigo 48.º dos Estatutos da Liga Portugal, viu-se constrangida a decidir sobre a suspensão definitiva da LigaPro, tendo estabilizado a classificação final da competição segundo os critérios de mérito desportivo recomendados pela FIFA, pela UEFA e pela FPF.

Em consequência, e após a indicação por parte da FPF, a 2 de maio, dos dois clubes do Campeonato de Portugal que integrarão a LigaPro, na época 2020-21, e tendo como referência a classificação que se verificava à data de suspensão dos Campeonatos, 12 de março de 2020, a Direção da Liga Portugal fixou o seguinte:

1. A promoção à Liga NOS, das Sociedades Desportivas Clube Desportivo Nacional Futebol, SAD e Sporting Clube Farense – Algarve Futebol, SAD;

2. A despromoção ao Campeonato de Portugal das Sociedades Desportivas Clube Desportivo da Cova da Piedade – Futebol SAD e Casa Pia Atlético Clube - Futebol SDUQ, Lda.

Partilhar