1 de JUNHO E A HISTÓRIA

1865 - Começa a efetuar-se o percurso diário, por diligência, entre o Porto e as termas de Vizela.

1881 - Joaquim Ribeiro Ferreira, fundador da Casa Pão-de-Ló Delicia,  é nomeado em sessão da Câmara Municipal de Guimarães,  zelador  de Vizela. Foi fundador da Philarmónica Vizellense em 29 de Janeiro de 1882.

1884 - O jornal Comércio de Guimarães, através do seu correspondente em Lisboa, dá conta da partida da Capital para as Termas de Vizela do Infante D. Augusto.
O Infante foi o oitavo filho nascido do casamento entre a rainha Maria II de Portugal e o rei consorte Fernando II de Portugal. O seu nome completo era Augusto Maria Miguel Gabriel Rafael Agrícola Francisco de Assis Gonzaga Pedro de Alcântara de Loiola de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança.

1854 - Inauguração do Hotel Vizellense (mais tarde denominado Hotel do Padre) gerido pelo Padre Domingos José Lopes, José de Freitas e Oliveira da Casa da Botica .

1947 - Bombeiros de Vizela comemoram 70 anos de vida com a banda da Corporação, dirigida por Joaquim da Costa Chicória, concedendo notável concerto.
 

1976 - Festas da Lage “Terá um espectacular Acto de Variedades com artistas como Max, Manuel Sanches, Manuel Morais, Silita, Fátima Caldeira, Duo Manel e Maria e o Trio Musical (Melodia). Abrilhantam de igual modo estes festejos 2 ranchos Folclóricos, os Vizelenses Irmãos Peixotos e a Banda da Filarmónica Vizelense.

1986 - Notícias de Vizela dá o grito do Ipiranga doze anos antes de ter razão.


1990 - Vizela, através das autarquias e da historiadora vizelense, Drª Maria José Pacheco, presta homenagem ao Camilo Castelo Branco com descerramento duma lápide no jardim Manuel Faria. Em mármore fica lavrada uma frase de Camilo: «Das sete pessoas que, em Junho de 1851, sestearam no sinceral do Vizela, vive somente uma que sou eu». Uma bisneta do famoso escritor participou na cerimónia.

2005 - Morre Mamede Rodrigues Valença, antigo guarda-redes do Futebol Clube de Vizela e exímio pintor e restaurador de pinturas.

2007 - Inaugurado no túnel da Refer, em S. Miguel das Caldas o maior quadro de azulejos pintados do País.

2009 - Abre no edifício da Segurança Social o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Câmara Municipal de Vizela.


2012
- Dinis Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vizela inaugura segunda fase da marginal ribeirinha. Fica concluída mais uma parte do circuito pedonal e ciclovia e uma pista de trial bike e de bmx racing e bar fluvial.

2014 -  CCD de Santa Eulália sagra-se Campeão do Minho em Viana do Castelo, num duelo que juntou o Campeão da AF Braga e o Campeão da AF Viana do Castelo. A formação eulalense bateu o Cerveira e trouxe para santa Eulália a Taça dos Campeões do Minho.

2020 - Traficante de droga é detido em Vizela pela GNR a traficar heroína num parque de estacionamento de um centro comercial.

2020 - Câmara de Vizela distribui máscaras e viseiras anti-pandemia covid-19 pelos alunos que regressam ao pré escolar depois de um interregno de quase três meses.

NESTA DATA NASCEU
1978 - Riça, guarda-redes do FC Vizela em 2006/2007 e 2008-2009.
- Prof. Filipe Sousa, Unidade Cuidados Continuados de Vizela e treinador de futsal.

FALECEU NESTA DATA
1987 - Fernando Vilaça (S. João) 
2023 - Agostinho Moreira Silva (S.Miguel)


Eventos históricos

1939: Primeiro voo do caça alemão Focke-Wulf Fw 190
1988: Fundação do Banco Central Europeu

HOJE É...

Dia Mundial da Criança - Criado pela UNICEF.
Roma antiga: Dia de Carna, uma das ninfas da mitologia romana
Feriado municipal em Palmela - Portugal

Partilhar