13 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1986 - A Rádio Vizela faz-se ouvir pela primeira vez a 13 de junho.

1932 - É fundado o primeiro agrupamento de escuteiros de Vizela (15º a nível nacional) com homens e mulheres vizelenses entre os quais José Luís de Almeida (Chefe de Agrupamento) e Ramiro Ferreira fazendo ainda parte, entre outros e outras, Manuel Fonseca, António Marques, José Couto, Helena Campelos, Liberalina Alves e Isabel Campelos. Este grupo acabaria por se extinguir tendo o CNE reaparecido em S. Miguel das Caldas em 1967 com José Oliveira Júnior à frente do agrupamento.

1962 - A CM Guimarães informa a Direção-Geral de Transportes Terrestres da importância de carreiras entre Felgueiras e Vizela e Vizela-Vilarinho pela estrada da Baiona que ainda não tinha pavimento.

 


1969 - Real Associação dos Bombeiros de Vizela presta homenagem ao seu Presidente José Luís de Almeida por 20 anos consecutivos do cargo.


1978 - Imagem de S. Bento das Peras é colocada num penedo junto às capelas subordinada à legenda da placa exposta.

1986 – Vai para o ar a primeira emissão da Rádio Vizela apresentada por Pedro Paulo e Raúl Pereira. Uma emissora pirata mais tarde legalizada. Fundadores: Domingos Leite, Raúl Pereira, Domingos Pinheiro (f), Pedro Bravo (f), José Borges, Pedro Paulo (f), Manuel Marques, Augusto Guimarães, Armando Vaz, Silvino Teixeira (f), José Maria Ferreira, José Manuel Couto
A 23 de dezembro de 1988 a Rádio Vizela fechou, como todas as rádios piratas do País, para legalização das rádios. Cabendo duas rádios ao Concelho de Guimarães, o projeto da  Rádio Vizela viria  ficar de fora atribuindo-se na altura culpas à força política que a cidade-berço detinha. A Rádio Vizela só seria legalizada num segundo concurso onde concorreu pelo concelho de Lousada. Foi formada uma cooperativa com: Raul Pereira, Domingos Pinheiro, Augusto Guimarães, Vitor Monteiro, Manuel Marques, Pedro Paulo, José Borges, P. Constantino Sá, José Marinho, Carlos Martins e Rui Campelos. Desde aí a RV não parou de emitir até aos dias de hoje.

1989 - Maria da Conceição Araújo, de 53 anos, das Teixugueiras e Maria Helena Ferreira, de 55 anos, de Sub-Carreira morrem no passeio da rua Dr. Abílio Torres e outra mulher ficou ferida quando o ourives José Fernando Meira perdeu o controlo da viatura que conduzia ao procurar uns documentos no tablié. Foi o maior acidente registado na rua principal de Vizela.



1990 - Manuel de Jesus Ribeiro Machado é eleito Presidente da Direcção do FC Vizela. Manuel Moreira Pereira reassume assembleia-geral e Silvino Teixeira Pedrosa o Conselho Fiscal.

1998 - Pinto da Costa, presidente do FC Porto, presente em Vizela no primeiro aniversário da Casa dos Dragões do Vale do Vizela, delegação do FCP nº 37.

2007 - Toma posse para o mandato 2007/09 a nova Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Vizela sendo Domingos Vaz Pinheiro reconduzido como Provedor.



2008 - É ordenado sacerdote o P. Luís Filipe da Rocha Coelho Ferreira, pároco de Vizela-Santo Adrião, Regilde e Revinhade.


2010 - Clube de Automóveis Antigos de Vizela realiza o primeiro encontro anual de viaturas antigas.

2012 - Ricardo Jorge assume condução do Departamento Juvenil do FC Vizela.

NASCEU NESTA DATA
1988 - Marcos Paulo, jogador do FCV em 2020-21.


FALECEU NESTA DATA
2023 - António Manuel Salgado Azevedo (S.João)

Eventos históricos

1944: Primeiro ataque das bombas voadoras V-1 contra Londres
HOJE É...
- Dia de Santo António.

O Notícias de Vizela de 13 de junho de 2001



Partilhar