24 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

Hoje é dia de S. João, oráculo duma freguesia do Concelho de Vizela.
1876 - Sai da Igreja de Infias, em cumprimento de um voto por causa do bicho do milho, o Senhor das Chagas, indo até à capela da Senhora do Monte, sendo acompanhado por milhares de pessoas dos campos, de diferentes freguesias, incorporando-se numa procissão que se repete há mais de 200 anos, ainda as Irmandades das freguesias e 99 cruzes, representando cada uma promessa.

1890 - Dia da feira semanal de Vizela passa de Domingos para as Quarta-feiras.


1884 - Bráulio Caldas dedica poema ao seu primo e amigo, o sacerdote Abel de Freitas aquando o primeiro aniversário da Missa Nova. Abel Freitas era filho de Pereira de Freitas (com nome na toponímia de Vizela).


1947
- Na paróquia de S. João das Caldas, do pároco João Gonçalves, é festejado o santo popular com arraial e majestosa procissão. Na altura foi nomeada a Comissão 1948 com Alberto Ribeiro de Araújo Faria (Juiz), Emília da Costa Barbosa  (Juíza); Dalila Faria (Comissão de Honra) e José Luís de Almeida (Comissão Organizadora de Empresas e Comércio, encarregado da Firma Brito & Gomes).

1968 - É fundado o Café 15 na rua Dr. Abílio Torres por Artur da Silva Ferreira.

1973 - Segundo dia das Festas da Lage (S. Miguel). Destaque para a actuação dos artistas: Trio Boreal, Rosita, Manuel Sanches, Manuel Rocha, Zezinha Gonçalves, Trio Melodia e o Conjunto Típico Irmãos Peixoto. Estas festas foram organizadas pela Casa do Povo de Vizela.

1976 - É fundado o S. Paio de Vizela Sport Club.

1990 - Após 18 meses de encerramento forçado (desde 23 de dezembro de 1988) para legalização, e depois de ter perdido o alvará para a Rádio Santiago e Rádio Fundação, a Rádio Vizela volta a emitir, desta vez com frequência do concelho de Lousada. A sessão de boas vinda decorreu no pavilhão polivalente dos Bombeiros de Vizela com a presença de António Magalhães, presidente da Câmara de Guimarães e de Eduardo Vilar, vice-presidente da Câmara de Lousada. Raúl Pereira era o Presidente da Rádio Vizela, Tiago Rocha, diretor de Programas e Carlos Martins, diretor de informação. Os oradores deram as boas vindas ao regresso da Rádio Vizela e disseram ser justo este regresso. A banda da Sociedade Filarmónica Vizelense e o Grupo Coral de S. Miguel das Caldas entoaram o Hino da Alegria. 

1998 - Pela primeira vez, Vizela não guarda este dia como feriado municipal tendo em conta que deixou de pertencer ao concelho de Guimarães.

2001 - Reabre o Hotel Sul Americano após registar obras de beneficiação que lhe mereceram mais uma estrela passando a Hotel 3 Estrelas.

2003 - Trinta anos depois são retomadas, com um programa singelo, as Festas da Lage (S.Miguel Vizela) que outrora tiveram grande êxito e ombreavam com as melhores da região. 

2006 - Festas de S. João regressam ao Lugar da Lage-S. Miguel das Caldas, 30 anos depois.S. João da Lage era o ponto de atração das festas sanjoaninas da região. Até 1997 o 24 de junho foi o feriado municipal de Vizela. 

2018 - A Associação Família Peixoto realiza em Vizela o 3º Festival Ibérico de Bombos.



2021 - Câmara Municipal 'oferece' ao Futebol Clube de Vizela um autocarro para transporte da equipa.

2022 - Xutos e Pontapés atuam no Monte do Parque das Termas no aniversário do Moto Clube de Vizela.


NESTA DATA NASCERAM

1972 - Paulo Cabral, empresário de futebolistas e jogador do FC Vizela em 1995/96.
1977 - Bertinho, jogador do FC Vizela em 2008/09 até Janeiro tendo regressado ao Freamunde.

1976 - João Paulo Monteiro, ex-deputado municipal de Vizela pelo Bloco de Esquerda.

1968 - Marco Paulo, gerente Café Universal Vizela.
1953 - Arlindo Pinto,  bombeiro de Vizela.


FALECERAM NESTA DATA
2001 - Abílio Oliveira - Bento (S.João)
2019 - Francisco Ribeiro da Costa (S. João)
2009 - José Brochado Carvalho (Fogueteiro)
2010 - Laurinda de Oliveira Pinto (Infias)
2015 - José Carvalho, taxista
2021 - José Manuel Costa (Infias)
2022 - Agostinho Faria Ferreira (S.Eulália)


Eventos históricos

1948: Início do Bloqueio de Berlim

Partilhar