26 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1877 - O jornal Imparcial faz referência para as Festas de S. João de Vizela, com um bazar de prendas a render para a igreja de Nespereira no Hotel Vizellense, a Philarmónica Vimaranense; arraial no Hotel Cruzeiro do Sul, concerto da banda do Sr. João Sande (de Guimarães) no Hotel Central.
1888 - É atribuída licença ao Café Brazil (atual Café Universal) na Rua da Estrada Nova (atual rua Dr. Abílio Torres), sendo seu proprietário José Pinto de Freitas. É dos cafés mais antigos de Portugal, hoje sob a gerência de Marco Paulo Ribeiro



1890 - O jornal Comércio de Guimarães dá uma pequena nota da retirada de Vizela de Serpa Pinto.  Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, 1.º Visconde de Serpa Pinto (Cinfães, Tendais, Quinta das Poldras, 20 de Abril de 1846Lisboa, 28 de Dezembro de 1900), foi um famoso militar, explorador e administrador colonial português.

1905 - Um incidente de trânsito com um cocheiro que levava o candeeiro do coche apagado na rua Dr. Abílio Torres terminou com multa e chicotadas da polícia.


1962 - Na sua reunião de 26 de junho a Câmara de Guimarães aprova o orçamento da firma Bernardino Jordão de Guimarães para electrificar o Lugar das Barrocas em S. João das caldas por 3.051 escudos (pouco mais de 15 euros na moeda de hoje) e autoriza a utilização do jardim Manuel Faria pelo FC Vizela para realização de festas de angariação de fundos.




1972 - Cónego Albano Freitas, compra, após o incêndio na igreja de S. João, parte do altar-mor do convento portuense de S. Bento de Avé Maria, que foi demolido para dar lugar à estação ferroviária de S. Bento no princípio do século passado. Tribuna do altar encontrava-se recolhida na arrecadação da Igreja de Cedofeita, no Porto, sem nunca ter sido utilizada, por ser excessivamente alta e foi colocada na igreja de S. João onde pode ser admirada toda a sua beleza.


1977 - Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos realiza um referendo junto da população para saber se pretende continuar em Guimarães ou mudar para um hipotético concelho de Vizela. Apenas um terço foi favorável a Vizela.  O MRCV fiscalizou o referendo. 


1992 - Notícias de Vizela alerta para o pior possível da poluição do Rio Vizela .


1998 - Fernando Alberto Ribeiro da Silva, ex-governador civil de Braga e considerado o maior opositor da criação do Concelho de Vizela, escreve uma carta-aberta ao Presidente a Câmara de Guimarães solicitando que se demita do cargo acusando-o de ter sido brando a tratar do caso e de não ter peso junto do PS nacional.


2010 - Vizelense Rui Guimarães, treinador de futsal, assina contrato com o FC Balticflora da República Checa.

.

2021 Miguel Dias assume presidência do Lions Club de Vizela rendendo no cargo Irene Costa. Ler mais aqui.


NASCEU NESTA DATA
1965 - Jorge Lima, fotografo amador de Vizela.


FALECEU NESTA DATA
2009 - Alcina de Castro e Silva (S. Miguel)
2011 - Joaquim Armando Silva Borges (Tagilde)
2011 - João Ribeiro Ferreira (S. Miguel)
2020 - Maria da Glória Machado Abreu (Vilarinho)
2020 - Armindo Paulo Correia de Carvalho (S. João)

Eventos históricos

1936: Voo inaugural do Focke-Wulf Fw 61

Partilhar