28 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA


1833
- Realiza-se em Vizela um elegante e animado «carroussel» em que comparticiparam cavaleiros de Guimarães e aquistas da colónia termal, dirigidos pelo fidalgo vimaranense José Martins de Queirós (Minotes).
1888 - Depois de uns dias em Vizela, retirou-se para o Paço o Cardeal (e Bispo do Porto) D. Américo Ferreira dos Santos Silva. Foi elevado a Cardeal no Consistório de 12 de maio de 1879 pelo Papa Leão XIII, tendo-lhe sido imposto a 27 de fevereiro de 1880 o barrete cardinalício quando recebeu o título de Cardeal-presbítero de Santos Quatro Mártires Coroados.


1919 - O Hotel Cruzeiro do Sul (construído propositadamente) aumentou a sua lotação para 80 quartos. Em 1929 as refeições passaram a ser servidas ao ar livre com acompanhamento musical. Tinha orquestra privativa e garagem privativa para 40 carros. Tinha um pequeno coreto no jardim e uma pequena praça para lidar touros pelo menos nos anos 20 e divertidas garraiadas.


2012 - O executivo municipal de Vizela discute a nova revisão administrativa local do país e vota a favor da manutenção das sete freguesias do concelho de Vizela, parecer que faz chegar às devidas instâncias.

2023 - Cerca de 700 vizelenses viajam até  Fátima em passeio promovido pela União de Freguesias de S, Miguel e S. João das Caldas. Ler + aqui 

2023 - Futebol Clube de Vizela inicia nova época preparando a quarta participação na I Liga com o treinador espanhol Pablo Villar Ferreiro à frente da equipa. 

ANIVERSÁRIOS 
1989 - João Almeida, industrial JAF e ex-vice-presidente do FC Vizela. 
1974 - Carlos Pedro Marques,  sub-regente da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense. 


FALECEU NESTA DATA

2007 - Miguel Machado Sousa-Xixa (S.Miguel)
2012 - Maria Hortênsia M. Carvalho Lopes Guimarães - S.Miguel

2021 - Fernando Ferreira Pedrosa "Naira" (S. Miguel)

2021 - Júlia de Freitas (S. João)

2022 - Maria Lourdes Pereira Félix (Vilarinho)

2022 - Maria Francisca Oliveira Martins (S.Miguel)

Eventos históricos

Feriados e eventos cíclicos
Feriado Municipal do Barreiro
Santo Ireneu de Lyon para os católicos
São Paulo I, Papa e mártir

Partilhar