Comunicado BE sobre interdição Rio Vizela


"O Núcleo de Vizela do Bloco de Esquerda, manifesta o seu mais profundo lamento e preocupação perante a interdição de banhos no Rio Vizela, motivada pela contaminação microbiológica detetada nas análises realizadas.

A gravidade desta situação teve já um impacto social e desportivo imediato e doloroso para a nossa comunidade: o cancelamento forçado da iniciativa Triatlo Jovem e o sério revés no programa das Férias Desportivas, deixando dezenas de crianças e jovens privados de atividades fundamentais de lazer, saúde e convívio em pleno arranque do verão. Esta é a fatura real e imediata que Vizela paga pela total ausência de uma política de fiscalização séria e preventiva, por parte da autarquia.

Este cenário desolador vem dar total e absoluta razão ao Bloco de Esquerda que, no âmbito da última campanha autárquica, deu ênfase no seu programa a relevância de reintroduzir a figura do Guarda-Rios. Ao longo dos anos, o Rio Vizela — um dos principais e mais fustigados afluentes do Rio Ave — tem sido vítima de um histórico negro de descargas poluentes clandestinas. Perante isto, a resposta do executivo de Victor Hugo Salgado tem sido assente na cosmética: fazem-se campanhas de marketing, tiram-se fotografias de ocasião, mas a realidade laboratorial veio expor a fragilidade de uma despoluição precária.

O Bloco de Esquerda reitera que proteger o nosso rio não exige investimentos megalómanos nem estruturas burocráticas pesadas: bastaria a contratação de um técnico qualificado, dedicado às funções de Guarda-Rios, para garantir uma maior e melhor vigilância de toda a bacia hidrográfica vizelense. A presença diária e permanente de um único profissional no terreno seria suficiente para monitorizar as linhas de água, detetar de imediato focos de poluição, identificar os infratores e agir preventivamente em articulação com o SEPNA/GNR.

O cancelamento do Triatlo Jovem prova que a propaganda da maioria absoluta não limpa a água nem protege o futuro dos nossos jovens. É desolador e incompreensível que uma autarquia que gasta tanto dinheiro em festas e marketing recuse investir no salário de um técnico para proteger o maior património natural de Vizela.

O Bloco de Esquerda urge a que o executivo municipal saia do estado de negação e implemente, sem mais demoras, o corpo de vigilância de proximidade através da contratação de um Guarda-Rios. A saúde dos vizelenses, o desporto jovem e o nosso ecossistema não podem continuar reféns da negligência ambiental.

Vizela, 26 de junho de 2026

O Núcleo de Vizela do Bloco de Esquerda"



Partilhar