3 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1912 - Lançamento da primeira pedra do futuro hospital de Vizela com muitos festejos dos vizelenses.



1836
- Nasce na antiga casa da Taipa, situada no extremo Norte da Praça da República em S. Miguel das Caldas, António Alves Teixeira, "O Pintor Vizela"
autor de afamados quadros como A Visita Pascal, Visita aos Enfermos e Procissão de S. Sebastião entre outros. Morreu a 3 de junho de tuberculose na miséria com apenas 27 anos.
 
1876 - É lançada a primeira pedra para o novo estabelecimento termal de Vizela. Local Bouça das Pedras em S. João das Caldas.

1910 - Chega ao Grande Hotel Cruzeiro do Sul o Príncipe Real D. Affonso. Veio acompanhado pelo Conselheiros José Arroio e Ferreira de Lima, governador civil do Porto, Conde de Calheiros etc. Os bombeiros de Vizela fizeram a guarda de honra. A banda filarmónica de infantaria tocou o Hino Nacional perante numerosa multidão. Sua alteza visitou depois do almoço o Parque das Termas e os balneários termais.


1912 - Lançamento da primeira pedra do futuro hospital de Vizela com muitos festejos dos vizelenses. O Dr. Manuel Monteiro, Governador Civil de Braga presidiu à cerimónia. Estiveram presentes membros da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Corporação dos Bombeiros de Vizela, Associação de Socorros Mútuos de Vizela, alunos das escolas e três filarmónicas.


1998 - Câmara Municipal de Guimarães atribui 20 mil contos (100 mil euros) para a construção do Lar Torres Soares da Misericórdia de Vizela.

2007- Dulce Félix, atleta do FC Vizela, sagra-se Campeã Nacional dos 10 mil metros.

2007- O CCD de Santa Eulália vence a Taça da Associação de Futebol de Braga no Estádio Cidade de Barcelos.



2020 - Comissão de Festas de Vizela, liderada por João Vaz, anuncia publicamente a anulação da realização das Festas de Vizela 2020 devido à pandemia covid-19. Foi a primeira interrupção na realização das Festas desde 1972. Antes a Comissão de Festas já havia anulado a Feira Romana pelo mesmo motivo.

2020 - Número de infetados com a covid-19 atinge os 169 no concelho de Vizela.

2023 - Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália evoca 45 anos de fundação apresentando vários projectos para o futuro.

2023 - Inauguração da Estrada Circular ao Santuário de S. Bento das Peras.

2023 - Festival de Tunas Séniores Universitárias promovido pelo Rotary Club de Vizela em S. Bento. 


NESTA DATA NASCERAM
 1937 - José Oliveira Júnior (Chefe Zeca). Foi um dos fundadores do CNE de S. Miguel das Caldas do qual foi chefe de agrupamento durante muitos anos. Foi Presidente e um dos fundadores da Associação dos Dadores de Sangue de Vizela da qual é presidente honorário.
  1971 - Gabriel Costa, vocalista dos SEDARF e treinador de futebol.
- Agostinho Francisco, gerente da Agência Funerária S. Bento-Vizela.
 
FALECEU NESTA DATA
2008 - Tiago Miguel da Costa Pereira (S. João)
2014 - Armindo Ferreira (Santa Eulália)
2020 - Joaquim Pedrosa Oliveira (Brasil)


Eventos históricos

1965: Edward White em seu pioneiro "passeio no espaço" durante a missão Gemini IV

Partilhar