Alfredo Ribeiro homenageado na Terra e reconhecido no Céu


Decorreu ontem à tarde em frente às instalações da AIREV- Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela uma homenagem póstuma a Alfredo Ribeiro, ex-presidente desta instituição de apoio a jovens e crianças com deficiência promovida pela Câmara Municipal de Vizela.




Antes do uso da palavra do atual presidente da AIREV, Pedro Ribeiro (filho de Alfredo Ribeiro), de Fernando Carvalho, Presidente da Assembleia Municipal de Vizela e de Victor Hugo Salgado, Presidente da Câmara foi descerrado um monumento que visa imortalizar "um homem que estava sempre pronto a ajudar o próximo "como foi destacado por todos os oradores incluindo o Arcipreste Guimarães-Vizela.
O Padre Constantino Sá benzeu o memorial que inclui um busto do homenageado sob umas pedras brancas que simbolizam os penedos de S. Bento das Peras, de cuja confraria Alfredo Ribeiro também era presidente aquando a sua inesperada morte em 23 de novembro de 2017 num acidente de viação no parque de estacionamento do hipermercado Continente em Vizela.


O memorial conta ainda com um uma máxima motora muito utilizado pelo malogrado vizelense NUM MUNDO DE ADVERSIDADES AS VONTADES SUPERAM AS DIFICULDADES....... sobreposta ao seu nome desenhado com relevo numa gravura que imita a sua assinatura.


Pedro Ribeiro, visivelmente emocionado - acompanhou toda a cerimónia ao lado da mãe, da irmã e do irmão - agradeceu a homenagem à Câmara de Vizela na pessoa do seu presidente Victor Hugo Salgado, salientando que é urgente dar seguimento à obra idealizada pelo seu pai e anterior Presidente, a ampliação da sede da AIREV para acolher mais utentes: "Neste momento temos cerca de cem crianças e jovens em lista de espera para serem acolhidos pela AIREV. É importante e necessário dar seguimento ao sonho de Alfredo Ribeiro, um grande homem e grande chefe de família" - disse.

Fernando Carvalho salientou as virtudes de Alfredo Ribeiro "um homem que jamais será esquecido" e enalteceu o empenho da Câmara em não deixar cair no esquecimento vultos que contribuíram por uma Vizela e uma comunidade melhores.


Victor Hugo Salgado salientou as grandes qualidades de Alfredo Ribeiro recordando a primeira vez que, por intermédio do ex-presidente da Câmara de Vizela, Francisco Ferreira, "aqui presente", teve contato com o ex-presidente da AIREV afim de ser lançado concurso a apoios do poder central para a construção da sede daquela instituição.
O Presidente da Câmara de Vizela recordou o trabalho de Alfredo Ribeiro não só na AIREV como no Santuário e ermida de S. Bento das Peras devendo-se ao ex-presidente da Confraria toda a beleza que ali pode ser encontrada e desfrutada, um incansável  impulsionador de serviço ao próximo".
Victor Hugo Salgado disse ainda que na anterior legislatura municipal as homenagens não saiam da gaveta, mas que no seu mandato presidencial, iniciado em outubro de 2017, elas tem acontecido e continuarão a acontecer.


Esta foi a terceira homenagem póstuma a Alfredo Ribeiro, tendo a primeira acontecido a 19 de março de 2018 com a Câmara a entregar à sua família a medalha de grau prata municipal e a segunda homenagem a 14 de julho de 2018 promovida pela Confraria de S. Bento das Peras com a colocação de um memorial junto ao recinto onde terminam as peregrinações ao padroeiro do Vale do Vizela.



A cerimónia contou com muitos vizelenses, desde a área política à associativa, integrando-se entre os presentes Alberto Sousa que rendeu Alfredo Ribeiro na liderança da AIREV e José Armando Branco que rendeu o homenageado na liderança da Confraria de S. Bento.
O padre Constantino Sá salientou que "Alfredo Ribeiro por ter feito tanto bem na Terra alcançou o reconhecimento do Céu".
E ninguém pode dizer o contrário!



























Partilhar