Moreira de Cónegos festeja 25 anos de elevação a vila

Esta manhã decorreu a sessão solene da comemoração dos 25 anos de elevação de Moreira de Cónegos a Vila com a presença do presidente do Município de Guimarães Domingos Bragança.


A Junta de freguesia presidida por António Brás aproveitou a efeméride para homenagear alguns moreirenses pela sua dedicação à vila.
O autarca agradeceu a Domingos Bragança toda a colaboração que tem dado a Moreira de Cónegos destacando a construção do novo Centro Escolar.
A viver-se ainda as contingências da Covid-19, António Brás recordou que foi em Moreira de Cónegos que surgiu o primeiro caso positivo mas que a a Vila soube corresponder a este flagelo, distribuindo bens alimentares pelos mais atingidos  destacando a generosidade de Vítor Magalhães para com diversas instituições «um moreirense que nos orgulha a todos» - disse.
Destacou ainda de seguida que só no ano passado faleceram 69 pessoas em Moreira o que tem levado a Junta de Freguesia a intervenções de ampliação no cemitério local, realçando ainda a obra de requalificação exterior à igreja paroquial e a proteção do património que é de todos.
"Este ano não temos festa, fazemo-la dentro do nosso coração e com a alegria de sabermos que Moreira está no bom caminho" disse António Brás que teve também uma palavra de apreço para o CNE de Moreira de Cónegos que celebra 40 anos de atividade este ano.
O presidente da Câmara de Guimarães deu os parabéns à Vila de Moreira de Cónegos, agradeceu a todos os moreirenses que ao longo destes 25 anos contribuíram para o engrandecimento de Moreira assegurando que da parte da sua autarquia os apoios nunca irão faltar para o bem de todos os moreirenses.
Domingos Bragança diz haver luz verde do poder central para a construção do Centro de  Saúde da vila e que estará empenhado em que tal obra «necessária» vá para a frente o mais rápido possível.
A tónica do discurso do autarca girou praticamente à volta da questão do Centro de Saúde, com Domingos Bragança a dizer que fará uma bandeira deste assunto para cumprir porque é de todo elementar que Moreira de Cónegos disponha de um edifício capaz.

Partilhar