Imagem de S. Bento das Peras vai descer à cidade de Vizela mas sem cortejo

Imagem de arquivo.
Boletim de S. Miguel
Viatura dos bombeiros de Vizela vai transportar imagem do Padroeiro de Vizela dia 11 de julho (sábado) desde a capela até à cidade passando por Tagilde e outras freguesias do concelho de Vizela.

CAPELA PEQUENA VAI ESTAR FECHADA

A única diferença é que este ano não há cortejo automóvel e motorizado a segui-la devido aos condicionamentos impostos pela covid-19.

SANTUÁRIO CONDICIONADO DIAS 11 e 12

A imagem recolherá depois à capela grande no sábado. No domingo não haverá omi a habitual peregrinação popular que costumava juntar muitos milhares de fiéis a S. Bento patrono da Europa e padroeiro de Vizela.

MÁSCARA OBRIGATÓRIA
Será a primeira vez que tal acontece desde que por iniciativa do padre João da Silva Freitas, da paróquia de Tagilde, a imagem do padroeiro de Vizela passou, na década de 70 (?) a descer em cortejo automóvel desde o agora Santuário até à então vila de Vizela. Por norma o cortejo automóvel realizava-se ao sábado à tarde e a peregrinação ao domingo de manhã.

MEDIDAS DE SEGURANÇA
O presidente da Confraria de S. Bento, reconhece que esta não é a festa que os fiéis do Santo beneditino gostariam de ter e de difundir a sua fé, todavia os tempos atuais assim o impõe.

O presidente da Confraria de S. Bento, que substituiu Alfredo Ribeiro após a súbita morte deste vizelense num acidente de viação em 2017, anuncia que serão tomadas as devidas precauções para que os fiéis e romeiros de S. Bento não transgredam as medidas de contenção do vírus impostas pela Direção Geral de Saúde, Câmara de Vizela e demais autoridades.
Nos dias 11 e 12 de julho o Santuário de S. Bento das Peras está interdito a todos que não levem máscaras.
Jose Armando Branco diz que nesses dois dias serão colocados corredores onde só entrarão fiéis com máscara.
A imagem de S. Bento ficará exposta na capela grande onde e melhor a circulação. Teremos diversos seguranças a orientar os fiéis" - disse.








(fotos de arquivo)

Partilhar