Lions de todo o mundo na toponímia de Vizela

Foi inaugurado esta tarde o monumento Lions Clube na antiga rotunda do Castelo, assim conhecida até hoje, em homenagem ao movimento lionístico de todo o mundo muito em especial ao Lions Clube de Vizela fundado há dois anos e que teve por primeiro presidente o médico João Cocharra e actualmente, e até à próxima terça-feira, dia da transmissão de tarefas é presidido pelo advogado Armindo Faria.




O memorial foi inaugurado pelo edil Victor Hugo Salgado que teve a ladeá-lo o presidente da Assembleia Municipal Fernando Carvalho, mais a vereação municipal com pelouros e pelos Lions o Governador do Distrito, eng. João Pedro Silva e Armindo Faria presidente do LCV.

O monumento, a exemplo de quase todos que preenchem as rotundas vizelenses e não só, teve a autoria do arquiteto Abel Cardoso da Câmara Municipal de Vizela e simboliza um L que é decifrável a olho nu tanto do chão como do ar.
Armindo Faria e João Pedro Silva mostraram a sua satisfação, orgulho e reconhecimento à autarquia vizelense por tão «digna homenagem» salientando o quanto significa para os Lions fazerem parte da toponímia vizelense, já que a partir de agora aquela será a rotunda dos Lions, agradecendo também ao arquiteto Abel o empenho na elaboração "de monumento tão esclarecedor».

Padre José Machado benzeu monumento.

Victor Hugo Salgado justificou a importância de reconhecer os Lions que contam com 105 anos de existência, um milhão e 500 mil associados e mais de 50 mil clubes em todo o mundo.
O autarca destacou as campanhas que o Lions desenvolvem em todo o mundo em prol da Saúde, na luta contra o cancro, sobretudo, e mais recenemente na pandemia da Covid-19.
O edil não deixou em claro as críticas e o comunicado do PS contra aquele monumento: «Acusaram-nos de gastar 40 mil euros nesta rotundo quando na verdade estavam em causa três obras, ou seja o monumento a Alfredo Ribeiro, a colocação do busto de Joaquim de Sousa Oliveira e a do Lions.
Victor Hugo disse que foi um orgulho trabalhar com Armindo Faria neste último ano dando os parabéns ao clube vizelense, tal como fez o Governador, por ter desenvolvido tanto trabalho em tão pouco tempo destacando o apoio para o hospital de retaguarda da covid-19.

Uma hora depois teve lugar uma sessão solene na Casa do Park onde os mesmos oradores voltaram a usar da palavra e a habitual troca de lembranças com o Governador de Distrito a entregar a Armindo Faria a insigna de Clube de Excelência que a partir de  agora o Lions clube de Vizela passará a ostentar na sua bandeira.
O médico Henrique Machado, padrinho físico do Clube vizelense, disse estar profundamente orgulhoso de todo o trabalho que o LCV tem desenvolvido aconselhando os seus elementos a pensarem em ocupar lugares na governadoria dos Lions e até mesmo na presidência.
O presidente do Rotary Club de Vizela, Xavier de Freitas disse ter sido um prazer os dois clubes vizelenses terem trabalho em conjunto, elogiou a presidência de Armindo Faria e lamentou apenas que a pandemia não tivesse permitido realizar outras acções em conjunto.
Na próxima terça-feira Irene Costa vai render Armindo Faria na presidência na estatutária transmissão anual de tarefas.












Partilhar