10 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1372 - É assinado o "Tratado de Tagilde". O rei D. Fernando assinou com os delegados do Duque de Lencastre o denominado "Pacto de Tagilde", primeiro instrumento jurídico de tratado da aliança entre Portugal e a Inglaterra que ainda hoje perdura. Nesse pacto, Portugal tomava partido pela Inglaterra contra Henrique II de Castela e os seus aliados franceses. Junto à igreja matriz de Tagilde encontra-se desde 1953 um padrão que memoriza o acto.

1750 – Após 50 anos de obras é finalmente concluída a igreja de S. Salvador de Tagilde.


1884 -  Canta Missa Nova em Vizela o jovem levita Abel de Freitas, filho de Pereira de Freitas.

1904 - Realiza-se pelas 17 horas, em Vizela, uma importante tourada, onde são corridos seis touros vindos de Benavente, sendo cavaleiro "o arrojado", escreve a imprensa da época, José Bento de Araújo e bandarilheiros Manuel Dos Santos, Luiz Homem, Ferreira Estudante, José Cecílio e Amadeu Sanches, todos da maior nomeada.


1905 - Associação dos Bombeiros de Vizela recebem o título de “Real”, concedido por D. Carlos, passando a designar-se Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

1947 - É constituída a primeira direcção da Junta de Turismo de Vizela: Dr. Arménio Peixoto Caldas (Presidente) e os vogais Dr. Alfredo Pinto de Sousa e Castro, Boaventura da Costa Caldas Júnior e Celestino Borges Manta.


.

1952 -  Câmara de Guimarães inaugura em Tagilde junto à igreja  paroquial um monumento alusivo ao Tratado de Tagilde. 
 

1962 - A Câmara de Guimarães adjudica à empresa Amândio Ferreira da Silva a construção do lanço da estrada Vilar-Vilarinho na margem esquerda do Rio Vizela. O vereador de Vizela Joaquim de Sousa Oliveira participou nesta reunião.

1971 - Dá-se a inauguração e bênção da nova capela de S. Bento, cerimónia presidida pelo arcebispo de Braga, Dom Francisco Maria da Silva.

1973 - O Príncipe Filipe de Edimburgo visita Portugal por ocasião dos 600 anos do Tratado da Aliança Portugal-Inglaterra firmado em Tagilde. O monarca, casado com a Rainha Isabel II, não saiu de Guimarães e foi-se embora sem visitar o local do tratado: Tagilde.

1981 - Dia de festa na ermida de S. Bento das Peras com a inauguração da estrada de Vizela-S. Bento-S.Simão-Tabuadelo, uma obra de 15 mil contos (75 mil euros) que é atribuída à iniciativa de Mendonça Pinto, vereador da Câmara de Guimarães e às Juntas de Freguesia de Vizela e párocos de Tagilde e S. Miguel.

 Os discursos pertenceram ao Padre João Freitas (Tagilde), ao Presidente da Junta, Gabriel Coelho (citação acima), Presidente da Junta de Tabuadelo e da Câmara de Guimarães.

2001 - Conservatória do Registo Predial de Vizela é inaugurado pelo Ministro da Justiça, António Costa, na Praceta 19 de Março em S.Miguel das Caldas. 

 

2013 - Dom Bernardino Ferreira da Costa é eleito, em véspera de S. Bento, pelos monges como o VI Abade da Abadia de São Bento de Singeverga. É natural da paroquia de Santo Adrião de Vizela.

2020 - Concelho de Vizela regista 174 Infetados com a covid-19.

2020 - Escola Básica de Tagilde é encerrada temporariamente pela Direção Geral de Saúde depois duma funcionária da escola e várias crianças terem acusado positivo à covid-19.

2020 - Forças Vivas da paróquia de S. Miguel das Caldas prestam homenagem ao Padre Constantino Sá no seu jubileu sacerdotal.

ANIVERSARIANTES


- Sandra Pereira, jornalista RTP de Vizela.
1976 - Jorge Bento Silva, presidente Vizelgolfe.
1961 - Rochinha, ex jogador do FC Vizela.
1975 - Leonel Ferreira, Câmara M. Vizela 

NESTA DATA FALECERAM
2013 - Maria Fernanda Dias Alves (Regilde)
2008 - Arnaldo de Sousa Pacheco (S.Eulália)
2011 - Manuel Leite Teixeira (Regilde)
2012 - Maria Anunciação Sampaio Faria - Regilde

2021 - Artur António Teixeira Ferreira (S. João)

Eventos históricos

1962: Telstar, o primeiro satélite de comunicações do mundo



Partilhar