Vizela 12 de julho as datas da história


A história de Vizela passo a passo no ddV.
1929 - A Direção dos Bombeiros decide acabar com a banda filarmónica dos Bombeiros, liderada por Joaquim Chicória, devido a mau comportamento dos músicos que se embebedaram nas festas de S. Bento. 
Joaquim Chicória compôs uma marcha denominada: " Expulsão Fora dos Bombeiros e outra Bandidos".


1962 - O Clube Turístico e Desportivo de Vizela presta uma singela homenagem a um dos seus fundadores, o eng. António Pinheiro, com um Torneio de Tiro aos Pombos.

1968 - No patronato de S. João das Caldas reúne a assembleia-geral do FC Vizela, presidida por Manuel da Costa Campelos, para discutir supostos subornos no jogo Lamas-Leça que ditou a descida do Vizela à 3ª Divisão depois de apenas um ano na 2ª Divisão. O Clube enviou um pedido de inquérito ao Ministro da Educação Nacional, à Federação e à Policia Judiciária por suposto suborno a jogadores do Lamas.
Nesta assembleia não se realizam eleições por falta de qualquer lista.

1970 - O Padre Constantino Matos de Sá é ordenado Sacerdote no Seminário Conciliar de Braga. Canta a nova missa em Lousado-Famalicão, sua terra Natal. Serve a paróquia de S. Miguel durante nove anos como Vigário Cooperante e assume depois a paróquia após falecimento do Monsenhor José Monteiro.


1985 - Eusébio, o melhor jogador português, faz um jogo em Santa Eulália a convite da direção presidida por Eduardo Faria.

1986 - O Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela liderado por Manuel Campelos, promove um jantar em Vizela para dar força à luta vizelense pelo concelho. No encontro estiveram e usaram da palavra, entre outros, os deputados da Assembleia da República, António Moniz e Ribeiro Teles (PPM), Raúl Castro (MDP), José Manuel Mendes (PCP), José Azevedo (PRD) e Agostinho Domingues (PS eleito pelo circulo de Braga o que valeu protestos de Guimarães. As juntas de freguesia também estiveram representadas.

.

1992 - Francisco Sousa Tavares (pai de Miguel Sousa Tavares), ex-deputado do PSD, escreve no Público artigo de opinião onde reconhece as falsidades que outros políticos cometeram contra Vizela..



1997 - O presidente da Câmara M. Guimarães, António Magalhães, reabre o Parque de Jogos da Junta de Turismo de Vizela após longas obras de recuperação. O Parque é concessionado por 20 anos à Turvizela de José Pinheiro, Paulo Pinheiro, José Armando Branco e Francisco Ribeiro.

1998 - Homenagem póstuma em S. Bento aos sacerdotes monsenhor José Monteiro, ex-pároco de S. Miguel e João da Silva Freitas, ex-pároco de Tagilde.

2009 - Escreve-se a página mais negra da história do FC Vizela. O Conselho de Disciplina da Liga e a Federação Portuguesa de Futebol despromovem Vizela e Gondomar à II Divisão por supostos actos de corrupção na época 2003/2004 em processo denominado Apito Dourado.

2010 -No âmbito, da Iniciativa de Segurança Idade Maior, o Governador Civil, Fernando Moniz, procede no auditório dos Bombeiros à entrega na 2.ª fase de cerca de 100 telemóveis a todos os Maiores, residentes no concelho de Vizela. Este Programa consiste em oferecer a todos os beneficiários do CSI um telemóvel com 1000 minutos gratuitos mensais para falar com um número Optimus à escolha (familiar, vizinho, amigo) e para todos os serviços parceiros neste Programa (Forças de Segurança; Centros de Saúde; Emergência Social; Protecção Civil; Governo Civil e para as IPSS que tenham apoio domiciliário ou Centros de Dia).


NESTA DATA NASCEU
- João Faria, jogador do FCV em 2018-2019.

- António Joaquim Costa (autarca S.João/S.Miguel)  

NESTA DATA FALECEU

2004 - Fernanda Capítula (S.Miguel)
2008 - João Ferreira de Oliveira (João Mirita)
2009 - António da Costa (S. Miguel)
2012 - Inácio da Silva Xavier - Regilde
2012 - Rosa Silva Fernandes - S. Miguel
2019 - Maria Berta Portas da Cunha (S. Miguel)
2020 - Olívia Vieira Pinto (S.Miguel)
2020 - Maria Céu Menau Teixeira Guimarães (S.Adrião)

2023 - Jacinto Manuel Barbosa Vasconcelos (S.João)

2021 - Abílio dos Rádios (S.Miguel)

2022 - Maria Lurdes Silva Faria (S.Faustino)

.......
Nacional e internacional

2006: Começa a Guerra do Líbano

Partilhar