22 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

Os factos da história de Vizela.


1905 - Têm início em Vizela as festas promovidas pelo Grupo dos Coutinhos, no seu terceiro aniversário, onde se destacam o fogo de artifício, a atuação da Philarmónica Vizelense dirigida por Joaquim Mendes Caldas (bisavô de Manuel Marques, fundador do ddV), atuação de outros artistas e o jantar de gala no Hotel Sul Americano.

1973 - NOVA VIZELA é o nome dado a uma vila da Guiné Portuguesa. O pedido foi apresentado ao Governador da Guiné Portuguesa António de Spínola pelo Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV). Spínola, mais tarde designado pelas Juntas de Freguesia de S. Miguel e S. João "Cidadão Honorário de Vizela", prometeu e cumpriu.
A Nova Vizela foi inaugurada pelo Ministro do Ultramar. Dr. Silva Cunha e pelo general Spínola com a presença de muitos residentes e soldados portugueses entre eles o furriel Cândido Caldas, de Vizela, a quem coube a apresentação dos agradecimentos.
À entrada da Nova Vizela uma tarja saudava: «BENVINDOS VIZELENSES».


1989 - FC Vizela inicia época 1989/90 com Francisco Vital a treinador e os jogadores Lima Pereira, Macarrão, Paulo Antunes, Luís Carlos, Boby, Adélio, Silva, Dário, Filipe, Pisco, Alfredo (gr), Rui, Marco, Pinto, Sérgio, Rochinha, José Carlos, Rifa, Altino, Marçal, Isaac, Eduardo Guimarães (atual presidente do FCV), Douglas e Ricardo.

2000 - Manuel Salgado Oliveira é eleito presidente da Direcção da Associação Desportiva S. Paio Sport Clube (Vizela). Rosalino Leite Pereira assume a presidência da Assembleia e Paulo Joaquim Oliveira Lopes o Conselho Fiscal.

2020 - Luís Soares, deputado do Partido Socialista, anuncia que vai levar o caso da poluição do Rio Vizela à Assembleia da República.

NESTA DATA NASCEU
- João Freitas, da "Comissão 5 de Agosto de 1982" e do Restaurante Malaguetas.

NESTA DATA FALECEU
2008 - José Luís de Almeida

Eventos históricos

1894: Realizada na França a primeira corrida automobilística

Partilhar