22 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA


Os factos da história de Vizela.


1905 - Têm início em Vizela as festas promovidas pelo Grupo dos Coutinhos, no seu terceiro aniversário, onde se destacam o fogo de artifício, a atuação da Philarmónica Vizelense dirigida por Joaquim Mendes Caldas (bisavô de Manuel Marques, fundador do ddV), atuação de outros artistas e o jantar de gala no Hotel Sul Americano.

 


1965 - Guimarães reúne contra a criação do concelho de Vizela e no final da reunião o Presidente da Câmara, José Pinto de Oliveira, envia telegrama a António Salazar, Presidente do Conselho de Ministros e ao Ministro do Interior, apelando para não dar ouvidos às pretensões dos vizelenses.

1973 - NOVA VIZELA é o nome dado a uma vila da Guiné Portuguesa. O pedido foi apresentado ao Governador da Guiné Portuguesa António de Spínola pelo Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV). Spínola, mais tarde designado pelas Juntas de Freguesia de S. Miguel e S. João "Cidadão Honorário de Vizela", prometeu e cumpriu.
A Nova Vizela foi inaugurada pelo Ministro do Ultramar. Dr. Silva Cunha e pelo general Spínola com a presença de muitos residentes e soldados portugueses entre eles o furriel Cândido Caldas, de Vizela, a quem coube a apresentação dos agradecimentos.
À entrada da Nova Vizela uma tarja saudava: «BENVINDOS VIZELENSES».

1978 - Ensaios para os Jogos sem Barreiras (que decorriam no dia seguinte) que pela segundo ano consecutivo se realizaram em Vizela organizados pela RTP e com o patrocínio da Junta de Turismo de Vizela. Participaram as equipas de Espinho, Braga, Fafe, Póvoa de Varzin, Esposende, Vila do Conde, Famalicão, Barcelos, Vizela e Caminha.


1989 - FC Vizela inicia época 1989/90 com Francisco Vital a treinador e os jogadores Lima Pereira, Macarrão, Paulo Antunes, Luís Carlos, Boby, Adélio, Silva, Dário, Filipe, Pisco, Alfredo (gr), Rui, Marco, Pinto, Sérgio, Rochinha, José Carlos, Rifa, Altino, Marçal, Isaac, Eduardo Guimarães (atual presidente do FCV), Douglas e Ricardo.

2000 - Manuel Salgado Oliveira é eleito presidente da Direcção da Associação Desportiva S. Paio Sport Clube (Vizela). Rosalino Leite Pereira assume a presidência da Assembleia e Paulo Joaquim Oliveira Lopes o Conselho Fiscal.

2020 - Luís Soares, deputado do Partido Socialista, anuncia que vai levar o caso da poluição do Rio Vizela à Assembleia da República.

2021 - Com 104 anos morre José Lopes Videira residente no Hotel do Padre em S. Miguel das Caldas, a pessoa mais idosa do Concelho de Vizela.

2023 - Final do festival de bandas promovido pela Câmara Municipal de Vizela com o resultado: 1° The Mirandas de Faro; 2° Wildchains de Braga e 3° Newdle de Guimarães.

NESTA DATA NASCEU
- João Freitas, da "Comissão 5 de Agosto de 1982" e do Restaurante Malaguetas.

NESTA DATA FALECEU
2008 - José Luís de Almeida

2021 - António José Ferreira Salgado (S. João) 

2021 - Maria Glória Pereira (M. Cónegos)

2021 - José Lopes Videira (S. Miguel)

2022 - Vítor Ricardo Pedrosa Duarte (S. Miguel)

2022 - António Alves (Tagilde)

2023 - Maria Gomes Teixeira S. Pinto (S.Paio)

Eventos históricos

1894: Realizada na França a primeira corrida automobilística

Partilhar