23 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA


1891 -  Com enorme concorrência, realizou-se uma grande corrida de bycicletas, na rotunda principal do parque da Companhia dos Banhos de Vizella, em beneficio da Philarmónica Vizellense”.

1905 - Na Praça de Touros da Cruz Caída (S. João das Caldas) realiza-se a segunda corrida de touros no espaço de uma semana, esta com a toureira matadora Maria Salomé (que dedica as lides "às gentis damas da colónia balnear vizellense") mais o cavaleiro José Pestana e diversos bandarilheiros e forcados.

1935 - Como música de Joaquim Chicória e letra de Francisco Armindo Pereira da Costa é composta a Marcha de S. Bento que é oferecida depois ao grupo "Amiguinhos de S. Bento". Uma partitura é oferecida com a edição de 30 de janeiro de 1970 do jornal Notícias de Vizela nº 6. Ouça aqui a canção


1978
- Decorrem no Campo de Tiro os Jogos sem Barreiras que pela segundo ano consecutivo se realizaram em Vizela organizados pela RTP e com o patrocínio da Junta de Turismo de Vizela. Participaram as equipas de Braga, Fafe, Espinho, Póvoa de Varzim, Esposende, Vila do Conde, Famalicão, Barcelos, Vizela e Caminha. Espinho ganhou os Jogos.

2010 - Francisco Ribeiro toma posse como Presidente do PSD de Vizela substituindo no cargo Miguel Lopes.

2010 - Miguel Lopes anuncia recandidatura à Câmara de Vizela em 2013.


2020 - PSD anuncia que vai interpelar o Ministro do Ambiente sobre a poluição causada no rio Vizela pela ETAR de Serzedo conforme denúncia do Presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado.

2020 - Pároco de Vizela-Santo Adrião sofre acidente de viação após despiste na rua de Felgueiras em Santo Adrião. Os bombeiros de Vizela tiveram de efetuar operações de desencarceramento tendo o sacerdote registado ferimentos ligeiros e sido transportado ao hospital de Guimarães. 

2023 - Sporting CP vence primeiro torneio internacional de futebol sub-17 promovido pela Câmara Municipal de Vizela e pelo FCV Sad. Participaram 12 clubes. Ler + aqui 

ANIVERSÁRIOS
- Bruno Magalhães Félix (Treinador S. Paio S.C.)
- José Luís Coelho (Bombeiro de Vizela).

FALECEU NESTA DATA 
(click em cima do nome para ler mais)
2009 - Arlindo Carvalho (Mirandela)
2004 - Domingos Pedrosa Martins (S.Miguel)
1994 - Domingos Freitas Pacheco (M.Cónegos)


Eventos históricos

1980: Tripulação da Soyuz 37
1995: O cometa Hale-Bopp

Partilhar