27 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA


1982
- Levantamento da via-férrea entre Vizela e Moreira de Cónegos mantém retido um comboio na estação vizelense. Ficaria até 5 de agosto seguinte.

1869 - Os vizelenses, instigados por alguns estranhos, tentam mudar de concelho e nesse sentido representaram ao Governo, pedindo ao mesmo tempo a Sua Majestade o seguinte:

1º - Que tomasse o estabelecimento das Caldas de Vizela debaixo da sua Real proteção.
2º - Que subtraísse à Câmara Municipal de Guimarães a administração das Caldas de Vizela e as considerasse propriedade do Estado, ficando a sua gerência a cargo do Governo.
3º - Que não sendo isto possível, se dignasse transferir aquelas duas paróquias para o concelho limítrofe (de Lousada) cuja Câmara por certo (diziam eles) daria maior impulso aos melhoramentos de Vizela.


1982 - Levantamento da via-férrea entre Moreira de Cónegos e Vizela mantém retido um comboio na estação vizelense. É mais uma forma de os vizelenses protestarem contra a desconsideração dos deputados para com a restauração do Concelho de Vizela.

1988 - Outorgação da Fundação S. Miguel tendo origem na vontade do industrial vizelense José António Ferreira Magalhães (f). Uma instituição muito próxima da paróquia de S. Miguel no apoio às crianças e outros carenciados. Maria José Magalhães assume a presidência da Direcção.

2007 - A Câmara Municipal de Vizela ratifica em Frontignan La Peyrade, o Protocolo de Geminação com aquela localidade francesa, que havia sido assinada em Vizela a 19 de Março do mesmo ano. A cerimónia foi apadrinhada pelo cônsul geral de Portugal em Marselha, Afonso Malheiro e Francisco Ferreira, Presidente da CMV.

2020 - O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) suspende as subidas do FC Vizela e Arouca à II Liga após recurso apresentado pela Olhanense.
2022 - Ministro Pedro Nuno Santos visita Vizela no âmbito da concessão de 90 habitações sociais. Ler mais aqui.


NESTA DATA NASCERAM
1989 - João Pedro, ex jogador do FC Vizela.
1967 - Macarrão, jogador FCV 1989-1995.
- Dj Berde (André Alves).

---

FALECERAM NESTA DATA
2004 - Maria Lurdes Costa Borges (S.João)
2022 - António Ferreira Silva (S.Adrião)

Eventos históricos

1949: Voo inicial do de Havilland Comet, o primeiro avião a jato

Partilhar