3 DE JULHO A DATA E A HISTÓRIA

1982 - O FC Vizela derrota em Coimbra o Atlético e conquista o seu segundo título de Campeão nacional da III Divisão.



1910 - Chega ao Grande Hotel Cruzeiro do Sul em Vizela, num automóvel descapotável, Sua Alteza Real o Príncipe D. Afonso, irmão do rei D. Carlos.
D. Afonso visitou o Estabelecimento Termal e o Parque das Termas guiado pelo Dr. Abílio Torres. Um postal ilustrado foi editado na altura para eternizar a visita do Principe D. Afonso a Vizela.

1912 - É lançada a primeira pedra do Hospital de Vizela. Foi dia de festa.

1938 -  O Jornal NOTICIAS DE GUIMARÃES, no dia 3 de Julho de 1938 relatou um jogo entre o Moreirense e o Atlético Vizelense.  crónica que a partidai teve grande entusiasmo e que as mulheres de Moreira  foram todas a rigor; Saia Preta e Blusa Verde. Moreirense recrutou no Vizela dois jogadores, um deles o avançado Camilo, que marcou um golo neste jogo e teve de ficar oito dias em Moreira com medo de represálias em Vizela. 
A crónica rezava assim: "Realizou-se ontem Moreira um desafio amigável de futebol entre o «Atlético Club Vizelense» e o «Futebol Club Moreirense» que decorreu com entusiasmo e animação, notando-se uma regular assistência desta vila e de Moreira, que diga-se desde já –àparte uns pequenos incidentes prontamente liquidados satisfatoriamente – se portou com calma e correção, como era de esperar, pois não deve haver quaisquer rivalidades nem malquerenças. O Futebol é um desporto que se exerce amigavelmente entre dois grupos distintos, e não uma tourada de violência e de rixas… 
Logo de começo, após a entrada e saudação em campo dos dois grupos (que ambos foram bem ovacionados com entusiasmo e calor) muito nos agradou, até sensibilizou, aquêle simpático gesto dos 2 minutos de silêncio em homenagem e memória ao saudoso António Coelho, tesoureiro que foi do «Atlético» - nobre atitude a que árbitros, juízes de linha e jogadores do «Moreirense» dignamente corresponderam, associando-se aos Vizelenses num dever de educação, cívica, moral e desportiva.
Muito bem!
Não obstante o «Moreirense», segundo ouvimos, estar reforçado com alguns jogadores vimaranenses (entre os quais Ricoca, Paredes e Oliveira) os rapazes do «Atlético» con seguiram empatar por 2-2 – resultado que para o nosso grupo, achamos honroso, e foi, de facto, merecido, porque conseguiram desenvolver jogo bem combinado e conduzido em face da tenaz ofensiva e enérgica resistência do «Moreirense».
Seja-nos, todavia, licito destacar os nossos parabéns ao guarda-redes local, Fonseca, que, sendo um novo e quási principiante (sem as qualidades de defesa eximia e sem a prática indiscutível de Ricoca) se revelou um guarda-redes de valor, que devidamente treinado e orientado, pode vir a ser um guarda-redes de grande destaque e importância.
Armando ainda se mostrou o excelente back que sempre foi…
De resto, ambos os grupos jogaram bem, defendendo briosamente as côres  dos seus clubs.  Não precisa Ricoca dos nossos elogios porque esse é um excelente guarda-redes de categoria, sobejamente conhecido…
Este encontro teve 2 árbitros: um no 1º tempo e outro no 2º. A nós parece-nos que ambos procuraram ser imparciais e justos, mas como é impossível agradar a todos…há sempre a notar…
Os dois golos do «Atlético» foram marcados por Amado e António G. E os dois do «Moreirense» por Paredes e Camilo. A meio do 2º tempo o «Atlético» só tinha 9 jogadores em campo…
Esboçaram-se alguns conflitos que, felizmente, foram rapidamente sanados, sem consequências, devido à intervenção de pessoas sensatas, cônscias dos seus deveres em tais emergências… C.A. “

-


1976 - Morre o Padre Firmino Lopes Cunha, natural de Santa Maria de Infias.

1999 - Santa Comba de Regilde decide-se pelos serviços dos Bombeiros de Felgueiras depois de ter recusado integrar o concelho de Vizela. 

2010 - O Padre Doutor Afonso Artur de Almeida Ribeiro é homenageado pela Comunidade de S. Miguel das Caldas, onde é colaborador, nas suas Bodas de Diamante Sacerdotais. Nasceu em S. Jorge de Selho em 1924 e foi ordenado sacerdote em 1950.

2010 - Depois de ter mandado desassorear o Rio Vizela, a Câmara Municipal de Vizela traz de volta os barcos de recreio ao Parque. Presidente Dinis Costa faz a viagem inaugural.

2019 - Xavier de Freitas volta à presidência do Rotary Club de Vizela onze anos depois.

NESTA DATA NASCERAM
- Bruno Coelho (técnico de Cultura da Câmara Municipal de Vizela.
- Fernando Pinto (Restaurante O Pinto)
- Manuela Sá Castro (Tuna da U. Sénior RCV).

1965 - João Araújo, Chefe CNE de S. Eulália. 


FALECEU NESTA DATA

1976 - Padre Firmino Lopes Cunha (Infias)

1998 - Casimiro Freitas Alves Silva (Pereirinhas)
2019 - António Oliveira (Infias)
2021 - Deolinda Jesus Pereira Varela (S. Miguel)
2012 - Abílio Alves Sousa - S Miguel
2014 - Maria de Sousa (Santo Adrião)
2014 - Bombeiro Henrique Moreira Dias
2020 - Maria Manuela Monteiro Ferreira da Silva (P. Varzim)
2020 - Ilda Teles da Graça (S. Miguel)

2022 - Elsa Silva (S.João)

Partilhar