EDUARDO GUIMARÃES: Logo que possível vamos festejar a subida do FC Vizela


Há onze anos que Eduardo Guimarães, formado em Economia, lidera o Futebol Clube de Vizela (FCV). Fez todos os escalões do clube em futebol, inclusive nos séniores, jogou futsal no Desportivo Jorge Antunes e chegou ao dirigismo no FCV como presidente da Assembleia geral. O pedido de demissão do presidente da Direção, João Polery, deixou-o com o clube nos braços num momento muito difícil. Alguns vaticinavam que o Vizela teria de fechar portas ou no mínimo decretar falência e ressurgir com outra identidade. Corajosamente, Eduardo Guimarães deu a cara a luta, enfrentou todos os problemas e resolveu-os sem nunca perder uma linha própria de orientação que retirou o Vizela de águas perigosas para um mar calmo desde 2009 até aos dias de hoje.




DDV - O Futebol Clube de Vizela está de regresso à II Liga, sente-se feliz por isso?

EDUARDO GUIMARÃES - Claro que sim. Uma felicidade enorme por este acontecimento.

- Como recebeu a notícia da decisão da FPF?

- O vice-presidente do FCV Pedro Oliveira ligou-me a informar que a Federação Portuguesa de Futebol tinha emitido o comunicado que indicava o FC Vizela e o Arouca para subirem à Segunda Liga. De seguida, li o comunicado e fiz alguns telefonemas para saber a consequência desse comunicado e confirmaram-me que o FC Vizela estaria na Segunda Liga na próxima época.

- Lamentou não poder haver festejos da subida de divisão devido à covid-19?

- Foi uma pena não termos podido festejar, certamente que teria sido uma festa enorme comemorar a subida do FCV mas ainda iremos festejar a preceito, logo que seja possível.

- Estando o plantel sénior (e os juniores) entregues a uma SAD, a sua alegria, enquanto presidente do clube, por esta promoção é igual?

- A alegria é precisamente a mesma. O que conta é o sucesso do Clube. Esta é a melhor estratégia para o futuro do clube e não tenho dúvidas que, num futuro próximo, teremos quase todos os clubes do futebol profissional com investidores maioritários nas SAD dos clubes. Muitos clubes já a têm de forma encapotada.


- Como antevê que seja este regresso do FC Vizela à II Liga?

- Antevejo que o FCV faça um campeonato tranquilo e que solidifique a presença nos campeonatos profissionais.


- Considera que o segundo escalão do futebol português é aquele que mais se coaduna com perfil do FC Vizela?

- Sim, considero que a Segunda Liga, neste momento, é o mínimo que o FCV pode pretender.


- A SAD, liderada por Diogo Godinho, já deu a entender que o Vizela pretende regressar, a exemplo da época 1984-1985, à I Liga. Como vê esta pretensão?

- É uma pretensão natural de um clube/SAD que tem um investidor com objetivos elevados e claros para o seu investimento.


- Que análise faz da elaboração do plantel para a próxima época?

- Neste momento, ainda em construção, espero um plantel equilibrado e forte para assegurar o objetivo de solidificar a presença na Segunda Liga e espreitar a possibilidade de subida à Primeira Liga.

- Acha que o futebol na próxima época será o mesmo a que estávamos habituados?

- Não acho. Nos próximos tempos nada será como dantes. Talvez com a descoberta de uma vacina, as coisas voltem a ser como dantes e o futebol também.


- Como antevê a nova época nos escalões de formação, futebol, atletismo e basquetebol, diretamente ligados ao Clube que preside?

- Neste momento, já começamos com a atividade no atletismo e basquetebol faltando apenas o futebol da formação que, esperamos recomece proximamente. Seria bom que tudo corresse naturalmente para bem da nossa juventude.



- Que investimentos estão previstos, obras, nas instituições do Clube?

- Estão previstos vários investimentos/obras para os próximos tempos:

1 - Investimentos imediatos, exigidos pela Liga para participar no campeonato da Segunda Liga;

2 - Construção dos novos balneários para a formação;

3 - Construção de uma pista de atletismo.


- Que tipo de relacionamento há entre o Clube e a Câmara Municipal de Vizela?

- O relacionamento institucional entre o Clube e a Câmara, neste momento é ótimo.



- E entre o clube e a SAD?

- O relacionamento entre o Clube e a SAD sempre foi, e terá de ser, ótimo. Só com objetivos comuns e um pensamento de que tudo é FC Vizela nos poderá levar ao sucesso.


- Tem saudades de ir ao estádio ver jogar o seu Clube?

- Claro que tenho saudades de assistir aos jogos e de estar com os amigos nos jogos. O futebol não é só um jogo entre duas equipas. Como diz o grande escritor Mia Couto: “A partida de futebol é sempre mais que o resultado. O mais belo num jogo é o que não se converte em pontos de classificação, é aquilo que escapa ao relatador da rádio, são os suspiros e os silêncios, os olhares e os gestos mudos de quem joga dentro e fora das quatro linhas”.
Esta frase está patente no hall do estádio do FC Vizela e demonstra a forma como entendo o jogo de futebol.
 ddV


Partilhar