RIO VIZELA Juventude Socialista de Felgueiras manifesta-se

Vimos por este meio alertar para o problema da Poluição no Rio Vizela, bem como a nossa tomada de posição com o envio de uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal de Felgueiras Nuno Fonseca.


Agradecemos a vossa atenção e esperamos poder contar convosco na divulgação deste problema, bem como na vossa ajuda para pressionar as autoridades competentes para a sua rápida resolução.



"Carta Aberta ao Sr. Presidente Nuno Fonseca

Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras Nuno Fonseca


A Juventude Socialista de Felgueiras vem por este meio comunicar-lhe a nossa preocupação com o esquecimento e o desinteresse pelas zonas ribeirinhas do nosso município.

Sr. Presidente, preocupar-nos em concreto a qualidade da água de alguns dos nossos rios e ribeiros, nomeadamente o caso do Rio Vizela que tem juntado a voz de muitos cidadãos que denunciam as consecutivas descargas poluentes feitas para este rio, aparentemente agravadas pelas descargas efetuadas pela ETAR de Serzedo.

Estas descargas são feitas a umas centenas de metros de um ponto de elevado interesse natural, histórico e turístico, a zona do Arco. Local conhecido outrora pelas suas fantásticas condições balneares e utilizado por muitos dos nossos pais e avós.

Tal como no passado dia 25 de setembro de 2019, em que o Sr. Presidente assinou com os presidentes dos municípios de Penafiel, Lousada e Paredes o protocolo de entendimento para a preservação do Rio Sousa, pedimos que proceda da mesma forma para tentarem solucionar de forma definitiva e consertada este problema.

Não podemos tolerar a continuidade deste assassinato ambiental, com perdas irreversíveis na nossa fauna e flora. É altura de colocar efetivamente as “mãos na massa” para acabar com este problema ambiental. O Rio Vizela não é um problema de Felgueiras, é um problema de Felgueiras e dos outros 4 concelhos por ele atravessados, Fafe, Guimarães, Vizela e Santo Tirso. A necessidade de um verdadeiro plano de gestão integrada deste curso de água surge pela deficiência do Projeto de Reabilitação e Valorização dos Rios Vizela, Bugio e Ferro criado em 2017 por iniciativa do antigo presidente da C.M.F. Inácio Ribeiro sem que nenhuma medida nem intervenção tivesse sido feita até aos dias de hoje. O presidente da C.M. Vizela assumiu publicamente que a sua autarquia já decidiu abandonar essa plataforma.

Para além da necessidade urgente de travar a poluição dos nossos cursos de água e zonas envolventes, é urgente proceder-se à requalificação das mesmas, e em alguns pontos dotá-las de condições de segurança para a prática balnear. O movimento levado a cabo por um conjunto de Felgueirenses e amigos da terra “Juntos pelo Arco” é um exemplo claro que com muito esforço coletivo, dedicação e amor pela terra, do pouco se pode fazer muito.

Ao conseguirmos ter espaços naturais de excelência em Felgueiras conseguimos preservar a natureza e impulsionar a economia, quer pela fixação de turismo dos felgueirenses, quer por atração de pessoas externas ao nosso município.


A preservação do meio ambiente é uma das melhores obras que podemos deixar às gerações futuras."
Com os melhores cumprimentos,
Paulo Soares
Presidente da Juventude Socialista de Felgueiras

Partilhar