20 de AGOSTO AS DATAS DA HISTÓRIA

Morre Manuel Campelos "motor" da criação do Concelho de Vizela, líder histórico do Movimento Para a Restauração do Concelho de Vizela e Cidadão Honorário do novo Concelho. Faleceu em 2018.

1921 - Em assembleia dos Bombeiros fica aprovada a compra do quartel na rua Dr. Abílio Torres que ainda hoje (edifício alugado à Casa do Benfica e ao banco Millenium) ainda pertence à Real Associação. Na foto a Casa-Escola no dia do centenário (1977).



1965 - Por não terem sido apresentadas listas, José Júlio Ferreira Varela, volta a assumir a presidência do Futebol Clube de Vizela dando seguimento a um cargo que assumiu de forma ininterrupta desde 1961. Bernardino Leite de Faria e Costa assume a presidência da Assembleia e José António Ferreira de Magalhães a presidência do Conselho Fiscal. Salvador Caieiro Braz propôs nesta assembleia, que decorreu no salão dos Bombeiros, um voto de louvor ao comendador Joaquim de Sousa Oliveira por ter suportado as despesas de ampliação do Campo Agostinho de Lima. O voto foi aprovado por unanimidade.

1983 - É resposta a via férrea em Vizela destruída na sequência da luta pelo concelho de Vizela.

1983 - PSD de Guimarães envia a diversas Entidades da Capital um protesto sobre declarações em Vizela do Ministro da Administração Interna, Eduardo Pereira, que anunciou a criação do concelho se a legalidade na Vila fosse reposta. 
 
2023 - Vizela empata com o Arouca (2-2) em casa em jogo da segunda jornada da I Liga. No bancada primitiva foi inaugurado serviço de catering a todos os camarotes.


NESTA DATA NASCERAM

1975 - Isidro Ferreira, chefe de agrupamento do CNE de S. João das Caldas.
1972 - Hélder Azevedo, (Loja do Sol).
1987 - Gomis, jogador senegalês do FCV em 2009/2010 e 2010-2011.
1944 - António Almeida, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Vizela, da Comissão de Festas de Vizela e ex-Presidente do Rotary Club de Vizela. (F. 5 de novembro de 2018).


2009 - José Moreira Cosme (S. João)
2010 - Maria Rosa Pereira Barroso (S. Miguel)

NACIONAL E INTERNACIONAL


Partilhar