20 de AGOSTO AS DATAS DA HISTÓRIA

2018 - Morre Manuel Campelos "motor" da criação do Concelho de Vizela, líder histórico do Movimento Para a Restauração do Concelho de Vizela e Cidadão Honorário do novo Concelho. 
1921 - Em assembleia dos Bombeiros fica aprovada a compra do quartel na rua Dr. Abílio Torres que ainda hoje (edifício alugado à Casa do Benfica e ao banco Millenium) pertence à Real Associação. Na foto a Casa-Escola no dia do centenário (1977).

1965 - Por não terem sido apresentadas listas, José Júlio Ferreira Varela, volta a assumir a presidência do Futebol Clube de Vizela dando seguimento a um cargo que assumiu de forma ininterrupta desde 1961. Bernardino Leite de Faria e Costa assume a presidência da Assembleia e José António Ferreira de Magalhães a presidência do Conselho Fiscal. Salvador Caeiro Bráz propôs nesta assembleia, que decorreu no salão dos Bombeiros, um voto de louvor ao comendador 
Joaquim de Sousa Oliveira por ter suportado as despesas de ampliação do Campo Agostinho de Lima. O voto foi aprovado por unanimidade.

1983 - É resposta a via férrea em Vizela destruída na sequência da luta pelo concelho de Vizela.
1983 - PSD de Guimarães envia a diversas Entidades da Capital um protesto sobre declarações em Vizela do Ministro da Administração Interna, Eduardo Pereira, que anunciou a criação do concelho se a legalidade na Vila fosse reposta. 
 
2023 - Vizela empata em casa com o Arouca (2-2) em jogo da 2ª jornada da I Liga. No bancada primitiva foi inaugurado serviço de catering a todos os camarotes.
2026 - SAD do FC Vizela anuncia João Ribas como novo Presidente. Rende no cargo o demissionário Pedro Rodrigues. 
NESTA DATA NASCERAM
1975 - Isidro Ferreira, chefe do CNE de S. João das Caldas.
1972 - Hélder Azevedo, (Loja do Sol).
1987 - Gomis, jogador senegalês do FCV em 2009/2010 e 2010-2011.
1944 - António Almeida, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Vizela, da Comissão de Festas de Vizela e ex-Presidente do Rotary Club de Vizela. (Faleceu a 5 de novembro de 2018).


2009 - José Moreira Cosme (S. João)
2010 - Maria Rosa Pereira Barroso (S. Miguel)
2024 - Maria Aurora Vieira (S. Miguel) 
2025 - José Maria  Carriço (S.Eulália).
2026 - Médico Alexandre Afanasiev (S.Miguel)

EFEMÉRIDES, 19 agosto.

1910 Crepúsculo da Monarquia. O Governo português coloca em prevenção as forças armadas, dizendo temer um movimento revolucionário da oposição.

1917 Quarta aparição de Nossa Senhora de Fátima, nos Valinhos, local próximo de Aljustrel, a aldeia dos três Pastorinhos, Lúcia, Francisco Marto e Jacinta. A 13 de agosto, os três Pastorinhos encontravam-se detidos pelo administrador de Ourém.

1934 Após a morte do presidente alemão, Paul von Hindenburg, Adolf Hitler atribui a si mesmo os poderes adicionais da Chefia do Estado e autodesigna- se Fuhrer.

1936 Morre, aos 38 anos, o poeta e dramaturgo andaluz Frederico García Lorca, fuzilado pelas forças nacionalistas do ditador Francisco Franco, junto à fonte das Lágrimas, nos arredores de Granada.

1942 II Guerra Mundial. Tropas canadianas, apoiadas por forças francesas, norte-americanas e inglesas, atacam Dieppe. A experiência será vital para o desembarque na Normandia, dois anos depois.

1946 Nasce o norte-americano William Jefferson Clinton, Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos entre 1993 e 2001.

1948 Campanha do general Norton de Matos à Presidência da República Portuguesa, como candidato da oposição democrática. A polícia cerca a sua casa e prende os participantes numa reunião.

1954 Os dirigentes do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes, Virgínia de Moura, José Morgado, Albertino Macedo e Lobão Vital são presos pela PIDE.

1965 O tribunal de Frankfurt, Alemanha, condena a prisão perpétua seis antigos oficiais nazis do campo de concentração de Auschwitz.

1977 Morre, com 86 anos, o ator de comédia norte-americano Groucho Marx.

1996 Morre, com 86 anos, Vera Lagoa, Maria Armanda Falcão, jornalista, primeira locutora de continuidade da RTP em 1956, ex-diretora do semanário “O Diabo”.

1999 Morre, aos 59 anos, o guitarrista britânico Johnny Guitarr.

2003 Ataque contra o quartel-general das Nações Unidas (ONU) em Bagdad. Um atentado suicida com um camião armadilhado contra a sede da ONU no Iraque faz 23 mortos, entre os quais o representante do secretário-geral da organização no país, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e cerca de uma centena de feridas.

2005 Morre, com 55 anos, Marjorie “Mo” Mowlam, dirigente Trabalhista britânica, antiga ministra para a Irlanda do Norte, impulsionadora do acordo de paz de Sexta-feira Santa em 1998.

2007 A primeira estação europeia de alerta precoce de tsunamis (onda gigante), o Geostar, é instalado no fundo do mar, a 150 quilómetros da ponta de Sagres, Algarve, e perto do Golfo de Cadiz do Algarve.

2017 Um jovem de 19 anos da cidade siberiana de Surgut caminha pelas ruas com uma faca e fere sete pessoas, antes de ser abatido pela polícia. O ataque, reivindicado pelo Estado Islâmico, ocorre no dia seguinte a outros similares na Finlândia e na Alemanha, onde várias pessoas foram esfaqueadas.

2018 Morre Manuel Campelos líder do MRCV-Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela. 

2022 Morre, aos 73 anos, o ator Orlando Costa, que ficou conhecido por “Zé Gato” pela participação na série “Zé Gato”, em 1979. Fez parte do núcleo fundador do Teatro da Cornucópia, com Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, em 1973.

NACIONAL E INTERNACIONAL

Partilhar