25 DE AGOSTO E AS DATAS DA HISTÓRIA


1865 - A pedido das Juntas de Paróquia de Vizela, a Câmara Municipal de Guimarães envia para a povoação vizelense uma pequena velha bomba de incêndio. Quatro jovens vizelenses decidiram aprender a trabalhar com ela.

1877 - Surge o primeiro serviço dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Um incêndio num prédio da Rua Joaquim Pinto. A prestação do 1º comandante Armindo Pereira da Costa (foto) de todos os bombeiros é objeto de valorização.

1904 - O estado de saúde do médico Dr. Abílio Torres, talvez a mais alta figura da história de Vizela,  é referenciado no jornal Echos de Vizella como "um pouco melhor".

1904 - O jornal Echos de Vizela escreve que o RESTAURANTE HOTEL BORGES de João António Borges tem ótimos aposentos e vinhos puros e frescos para o que mandou construir um jazigo subterrâneo». Este hotel estaria localizado na rua Ferreira Caldas.

1936 - Joaquim da Costa Chicória fica à frente (um ano) da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, possivelmente, tempo suficiente para deixar as marcas do seu talento de compositor: devem-se-lhe as músicas do drama “A vida de Cristo”, tantas vezes levado à cena pelo grupo de teatro de S. Mamede - revela o site desta Banda. 

1963 - Segundo de dois dias das Festas da Vila de Vizela.

2020 - Tribunal Arbitral do Desporto reconhece que a Federação Portuguesa de Futebol agiu bem em promover o Vizela e Arouca à II Liga por mérito desportivo. A decisão da FFP estava suspensa pelo TAD após protesto do Olhanense.  


NASCERAM NESTA DATA

1955 - Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
1950 - Mário Costa, ex-vice presidente dos Bombeiros.
1966 - António Barbosa, chefe da fanfarra dos Bombeiros de Vizela
1983 - Cristina Borges (Ginásio D' Uomo)
- Pedro Caldas Costa, músico e cantor

FALECERAM NESTA DATA
2013 - Jorge Manuel Pacheco de Sousa (Santa Eulália)
2008 - José Leite
2008 - António Coelho
2019 - Maria da Conceição Silva Freitas (S. João)

2020 - Amadeu Pereira da Cunha (S. Miguel) 

2022 - Maria Lurdes Pinto (Infias)
2022 - Tomás Gomes Costa Andrade (S.Miguel)

2023 - Paula Manuela Veiga Freitas (S. João)


ACONTECIMENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 

Eventos históricos

1944: Liberação de Paris pelos Aliados
  • 2017 — O Furacão Harvey atinge o Texas como um poderoso furacão de categoria 4, o mais forte dos Estados Unidos desde 2004. Nos próximos dias, a tempestade causa inundações catastróficas em grande parte do leste do Texas, matando 106 pessoas.

Nascimentos

Partilhar