25 DE AGOSTO E AS DATAS DA HISTÓRIA


1865 - A pedido das Juntas de Paróquia de Vizela, a Câmara Municipal de Guimarães envia para a povoação vizelense uma pequena velha bomba de incêndio. Quatro jovens vizelenses decidiram aprender a trabalhar com ela.


1904 - O estado de saúde do médico Dr. Abílio Torres, talvez a mais alta figura da história de Vizela,  é referenciado no jornal Echos de Vizella como "um pouco melhor".

1904 - O jornal Echos de Vizela escreve que o RESTAURANTE HOTEL BORGES de João António Borges tem ótimos aposentos e vinhos puros e frescos para o que mandou construir um jazigo subterrâneo». Este hotel estaria localizado na rua Ferreira Caldas.

1936 - Joaquim da Costa Chicória fica à frente (um ano) da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, possivelmente, tempo suficiente para deixar as marcas do seu talento de compositor: devem-se-lhe as músicas do drama “A vida de Cristo”, tantas vezes levado à cena pelo grupo de teatro de S. Mamede - revela o site desta Banda. 

2020 - Tribunal Arbitral do Desporto reconhece que a Federação Portuguesa de Futebol agiu bem em promover o Vizela e Arouca à II Liga por mérito desportivo. A decisão da FFP estava suspensa pelo TAD após protesto do Olhanense.  


NASCERAM NESTA DATA

1955 - Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
1950 - Mário Costa, ex-vice presidente dos Bombeiros.
1966 - António Barbosa, chefe da fanfarra dos Bombeiros de Vizela
1983 - Cristina Borges (Ginásio D'Uomo)
- Pedro Caldas Costa, músico e cantor

FALECERAM NESTA DATA
2013 - Jorge Manuel Pacheco de Sousa (Santa Eulália)
2008 - José Leite
2008 - António Coelho
2019 - Maria da Conceição Silva Freitas (S. João)

2020 - Amadeu Pereira da Cunha (S. Miguel)

ACONTECIMENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Partilhar