29 DE AGOSTO AS DATAS DA HISTÓRIA


1887 - António José FERREIRA CALDAS (nome de uma das ruas de Vizela) é distinguido pelos seus admiradores vimaranenses com foto na primeira página da edição única do jornal Aurora da Penha pelos melhoramentos (o jornal não diz quais) naquela montanha de Guimarães e pelos quais é tratado por HEROE (herói). O Dr. Braúlio Caldas redigiu um texto sobre a Penha para esta edição e noutra folha é publicado o seu poema que pode ser visto exposto num penedo perto do Santuário na Fonte de Santa Catarina.


1956 - No Cine Parque de Vizela Tomam posse os novos órgãos sociais do Futebol Clube de Vizela presididos por: Telémaco João Vaz (Direcção); José Otílio Cardoso Pinto (Assembleia-geral) e José Ribeiro Ferreira (Conselho Fiscal).


1959 - No decurso das Festas da Vila de Vizela (29 e 30 de agosto) realiza-se a Festa da Rádio Nacional no Parque das Termas «com vários artistas da Rádio» e a apresentação da Banda dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

1998 - Festas de Vizela encerram contas com um saldo positivo de mil contos (5 mil euros) que são atribuídos ao FC Vizela. O presidente da Comissão de Festas foi José Armando Branco.

2003 - Santa Casa constrói um lar autónomo ao Lar Torres Soares para acolher 32 pessoas (casais) em 16 apartamentos T1.

2003 - Com dívidas a rondar os 30 milhões de euros foi à falência a empresa Baiona. Sediada em Vilarinho era uma grande empregadora de trabalhadores de Vizela. Laborou durante mais de meio século. 

2016 - O Vizela vence, na Academia de Alcochete em Lisboa, o Sporting B por 1-2 com golos de Elízio e Kukula. Partida da 5ª jornada da II Liga.

FALECERAM NESTA DATA

2000 -  Joaquim Francisco Gomes (S. Miguel)
2008 - José João da Silva Graça  (S. Miguel)
2010 - Manuel Fernandes  (S. Miguel)
2019 - José António Pereira da Silva (Mesão Frio) 

2020 - Isaura Vaz Bento (S. João)

2020 - Maria Vaz da Costa (Regilde)


Eventos históricos

1756: Início da Guerra dos Sete Anos na Europa
1885: A primeira motocicleta de combustão interna do mundo

Partilhar