17 de SETEMBRO as DATAS da HISTÓRIA


1914 - É publicado o número 18 do jornal A VISELLA

1905 - Referência do jornal Echos de Vizela para as Festividades do Senhor da Boa Morte em S. Miguel das Caldas  que deviam ter-se realizado no 4º domingo depois da Páscoa (Paschoa) e que foi retardada em virtude das obras no altar da igreja com novos entalhamentos a cargo de um artista vimaranense de seu nome Constantino (curiosamente o nome do atual pároco de S. Miguel).

1914 - É publicado o número 18 do jornal A VISELLA, Semanário Republicano, que tinha como Director, Proprietário e Editor Domingos Costa e Redactor Armindo Costa. A sede do jornal era na Rua Ferreira Caldas e uma assinatura trimestral custava 300 reis.

1951 - Conforme lápide exposta no exterior da Igreja de S. João das Caldas, nos dias 16 e 17 de setembro esta paróquia recebeu a imagem peregrina da Virgem de Fátima e foi coroada uma imagem de Nossa Senhora que se encontra nesta igreja. Foi celebrada uma missa campal no Campo do Prado, hoje Jardim Manuel Faria.



1961 - A paróquia de S. João das Caldas, paroquiada pelo Padre Albano Freitas, presta homenagem ao industrial Joaquim de Sousa Oliveira pela sua colaboração na construção do Patronato, inaugurado no mesmo ano

2020 - O último relatório da ACES do Alto Ave aponta para um aumento progressivo do número de Infetados com a pandemia Covid-19 no concelho de Vizela. Este número já atingiu os 216.. Por outro lado o número de pessoas em vigilância ativa baixou consideravelmente de 378 para 79.

.
NESTA DATA NASCEU
1957- Alfredo Pinto (Saleira), do Grupo Amigos do Fado.

1958- Salgado Almeida, médico, político
e ex-coordenador do Departamento
Juvenil do Futebol Clube de Vizela (foto).

FALECEU NESTA DATA
2009 - Ilídio de Sousa (S. Miguel)

Partilhar