17 de SETEMBRO as DATAS da HISTÓRIA


1914 - É publicado o número 18 do jornal A VISELLA

1883 - É elaborado o auto do exame e vistoria apresentado pela comissão encarregada de estabelecer as ligações de serviço comum e combinado das Companhias de Caminho de Ferro do Minho e Douro e da Linha de Guimarães, que informava favoravelmente acerca da parte da linha do Minho, tornando viável assim a circulação dos comboios da Linha de Guimarães, no dia 31 seguinte, até Trofa e Vizela.
1905 - Referência do jornal Echos de Vizela para as Festividades do Senhor da Boa Morte em S. Miguel das Caldas  que deviam ter-se realizado no 4º domingo depois da Páscoa (Paschoa). Foram retardada em virtude das obras no altar da igreja, com novos entalhamentos, a cargo de um artista vimaranense de seu nome Constantino (curiosamente o nome do atual pároco de S. Miguel).

1914 - É publicado o número 18 do jornal A VISELLA, Semanário Republicano, que tinha como Director, Proprietário e Editor Domingos Costa e Redactor Armindo Costa. A sede do jornal era na Rua Ferreira Caldas e uma assinatura trimestral custava 300 reis.

1951 - Conforme lápide exposta no exterior da Igreja de S. João das Caldas, nos dias 16 e 17 de setembro esta paróquia recebeu a imagem peregrina da Virgem de Fátima e foi coroada uma imagem de Nossa Senhora que se encontra ainda nesta igreja. Foi celebrada uma missa campal no Campo do Prado, hoje denominado Jardim Manuel Faria.



1961 - A paróquia de S. João das Caldas, paroquiada pelo Padre Albano da Silva Freitas, presta homenagem ao industrial Joaquim de Sousa Oliveira pela sua colaboração na construção do Patronato, valência importante da paróquia inaugurada no mesmo ano de 1961.

2020 - O último relatório da ACES do Alto Ave aponta para um aumento progressivo do número de Infetados com a pandemia Covid-19 no concelho de Vizela. Este número atingiu os 216 Infetados. Por outro lado o número de pessoas em vigilância ativa baixou consideravelmente de 378 para 79.

2022 - Milhares de pessoas participam na Noite Branca de Vizela. Vários artistas desfilam por três palcos espalhados pelo centro da cidade. Ler + aqui.

2022 - Inaugurada na Marginal Ribeirinha de Vizela uma obra de arte em ferro da artista plástica Ana Almeida Pinto denominada Paisagem Excêntrica que traça as linhas geográficas do concelho de Vizela. Ler + aqui.

NESTA DATA NASCEU

1957- Alfredo Pinto (Saleira), do Grupo Amigos do Fado.
1958- Salgado Almeida, médico, político
e ex-coordenador do Departamento
Juvenil do Futebol Clube de Vizela.

FALECEU NESTA DATA
2009 - Ilídio de Sousa (S. Miguel) 

2022 - Maria Belém Abreu Pinto (Infias)

Partilhar