Obra de arte desenha as linhas do Vale do Vizela

Foi inaugurada esta manhã na Marginal Ribeirinha de Vizela uma obra de arte (em ferro) da artista plástica Ana Almeida Pinto.
Vídeo/discursos

A obra simboliza as linhas do Vale do Vizela, com os seus montes e colinas, convergindo para o Vale do Rio Vizela.

Este trabalho artístico, muito elogiado pelo Presidente da Câmara Victor Hugo Salgado e restantes oradores (ver vídeo), surgiu no âmbito do projeto “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!”, promovido pelo Consórcio Minho In, um programa de intervenções artísticas que prevê a realização de residências artísticas, partindo de contextos iminentemente rurais dos 24 municípios do Minho, abrangendo as Comunidades Intermunicipais do Ave, Cávado e Alto Minho, e financiado pelo Norte 2020.

As residências artísticas foram organizadas pela Fundação Bienal de Cerveira e pela Zet Gallery. Os artistas selecionados foram desafiados a criar obras de arte, a instalar em espaço público, para cada um dos municípios.

Esta obra de arte hoje inaugurada diz apenas respeito a Vizela e reflete-se num imaginário vale do Vizela. Entre o rio e o monumento foi colocado um descritivo em português e inglês.
O empenho de Victor Hugo Salgado foi reconhecido por todos os intervenientes. 







ANA ALMEIDA PINTO Nasceu e trabalha no Porto. Estudou escultura na FBAUP. Expõe desde 2007 mas não tanto quanto gostaria. Acredita na abrangência da escultura e nas suas múltiplas ligações. Pensa e trabalha a fisicalidade no processo escultórico, enquanto ato, pensamento, perceção e contemplação. Está aberta a colaborações porque sabe que se aprende sempre muito com os outros, e porque trabalhar sozinha às vezes é uma chatice. Tem como objetivo poder viver da sua obra sem perder a autenticidade. E vai tentando.

OUTRO TRABALHO DE ANA ALMEIDA PINTO. 
BRUMA-MONCÃO 


Partilhar