25 DE SETEMBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

1887 - Médicos de Lisboa, Coimbra, Porto, Viana, Braga, Aveiro e Ponte de Lima, reúnem em Vizela para examinarem a nova canalização das termas de Vizela sob a direção do Dr. Abílio Torres escreveu o DN à data da visita.
.

1969 - Posto do Turismo de Vizela é inaugurado pelo Ministro das Obras Pública, eng. Rui Sanches (1919-2009), em grande festa. A obra custou mais de mil contos (5 mil euros). Era presidente da Junta de Turismo, Manuel Alves da Fonseca e Castro (foto). O ministro tomou ainda conhecimento do recinto para construção do mercado de Vizela (que nunca foi feito) e da construção do Ciclo Preparatório (1972). O atual campo de Petergolfe tem o nome de Fonseca e Castro pois a si se deve a implantação desta modalidade em Vizela com campeonatos nacionais e europeus.  



1972 - FC Vizela fica de fora da Taça de Portugal (1972/73) ao ser eliminado na Póvoa por 3-0 pelo Varzim.

1974 - Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, nomeada após a revolução de 25 de Abril, altera o nome do JARDIM público de Vizela de "Maria do Resgate Salazar" para "General Humberto Delgado" sem conhecimento das Juntas de Freguesia de Vizela. Estas demitem-se alegando falta de respeito. CI responde que se as autarquias vizelenses tivessem proposto o nome do vizelense Armindo de Freitas, como supostamente desejavam, teria aceitado. Questão entra em guerra de comunicados.

1989 - FC Vizela é eliminado pelo Valonguense (2-0) da edição 1989/90 da Taça de Portugal em futebol.

2005 - II Liga - FC Vizela, treinado por Carlos Garcia, perde em casa com o Feirense por 0-2 à quinta jornada.

2010 - Revela-se inconclusiva a Assembleia-geral de accionistas da Companhia dos Banhos de Vizela. O Administrador Carlos Coutinho salientou que era necessário uma injecção de capital de um milhão de euros para obras de reestruturação o que não surgiu de parte alguma. As Termas e o Hotel vão continuar encerrados

2011 - Inserida nas actividades das Cittaslow, a Câmara Municipal de Vizela promove o “Sunday Slow – Feira da Terra de Vizela”, no Parque das Termas. O Mercado da Terra traduziu-se na venda de produtos estritamente locais (hortícolas, animais, flores e cerâmica).



2012 - Sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal dita um CCD Santa Eulália-Futebol Club do Porto.

1969 - Inauguração no Posto de Turismo de Vizela de uma exposição de gravuras dos pintores Amândio Silva e Júlio Resende as quais por oferta destes artistas ficaram a constituir a base do futuro museu de gravura moderna de Vizela. O museu nunca viria a acontecer depois de saqueado o património existente no posto de Turismo parte dele desviado pela Câmara de Guimarães.

2021 - Dia de reflexão, após vários dias de campanha eleitoral, para as eleições autárquicas de amanhã onde concorrem no concelho de Vizela aos vários órgãos autárquicos cinco forças políticas:  CDU, CHEGA, BE, PS, PDS-CDS.

2022 - Milhares de pessoas, entre elas os pilotos Joaquim Santos e Rui Madeira, assistem nas ruas da cidade ao Vizela Motor Festival provas de automobilismo de três dias promovidas pela Câmara Municipal de Vizela. Ler + aqui 

NESTA DATA FALECERAM
2011 - Maria Emília Magalhães Leite (Regilde)
2014 - Jorge Manuel Azevedo Martins (Santa Eulália)
2018 - Ercília Marinho Oliveira (S. Miguel)
2019 - Maria de Lurdes Pedrosa Gomes (S. Miguel)

2020 - Domingos Pereira (S. Faustino) 

2021 - Ana da Silva Freitas (S.Eulália)

2022 - Joaquim Sousa Carvalho (França)

2022 - Joaquim Monteiro Castro Ferreira (S.Eulália)

2023 - Gracinda Maria Faria Batista (S. Miguel)

****


Eventos históricos

Partilhar