7 SETEMBRO AS DATAS DA HISTÓRIA


Em 1876 deu-se início à formação do corpo de Bombeiros de Vizela.


1876 - Armindo Pereira da Costa reúne em sua casa um punhado de vizelenses e constitui-se a primeira comissão para instalação dos Bombeiros em Vizela.

Dessa Comissão faziam parte: Armindo Pereira da Costa, António Pedro Barros de Lima, António José Dias Pereira, Dr. Abílio Torres, Joaquim Ribeiro da Costa, António de Azevedo Varela, Luís Antunes Pereira, Joaquim de Freitas Ribeiro de Faria, Joaquim Pinto de Sousa e Castro, João Ribeiro de Freitas Guimarães e Clementino Marcelino de Oliveira.
Dr. Abílio Torres foi eleito primeiro presidente,
Armindo Pereira da Costa 1º comandante (foto)
e Marcelino Oliveira 2º Comandante

1947 - O Vizela perde (1-2) em casa com o Fafe num jogo muito vivido com a equipa vizelense a fazer alinhar: Barrigana, Amaro e Chicória, Alves, Caixeiro e Cunha, Costa, Camilo, Martinho, Oliveira Tardina e Teixeira Perruxo.

1963 -  Realiza-se no Parque de Jogos da Junta de Turismo de Vizela (hoje Park Club) a grande Desfolhada Vizelense. A entrada custava 30 escudos (15 cêntimos) e as mesas 40.

1981 - FC Vizela fica de fora da Taça de Portugal (1981/82) derrotado em Lourosa (1-0).

1986 - Realiza-se um cortejo de oferendas da freguesia de INFIAS para a construção do novo quartel dos Bombeiros de Vizela.

1986 - Duas listas concorrem às eleições do CNE-Corpo Nacional de Escutas de S. Miguel das Caldas. Venceu a Lisa A, encabeçada por José Oliveira Júnior, contra a lista B liderada por Luís Miguel Lopes Guimarães.


2003 - Reabre ao culto religioso a igreja de S. João das Caldas depois de grandes obras de ampliação e beneficiação sendo pároco o P. José Machado.


2004 - José Sócrates, candidato à Presidência do Partido Socialista, é recebido em Vizela num mega jantar promovido pelo PS de Vizela liderado por Francisco Ferreira à sua direita.

2007 - Presidente da Câmara, Dinis Costa inaugura no Parque das Termas a "2ª Feira do Açúcar de Vizela o Bolinho Convida" com stands dos doceiros de Vizela e arredores.

2010 - O Presidente da CM Vizela, Dinis Costa, assina no Porto, acordo para limpeza das margens do Rio Vizela (uma parceria e colaboração técnica e financeira relativo à Protecção dos Recursos Hídricos), com a Administração da Região Hidrográfica do Norte.

2014 - Morre,  enquanto assistia a uma prova de rali em Guimarães, um menino de S. Paio de Vizela.

2018 - Realiza-se na Praça a Desfolhada Minhota promovida pela Casa do Povo e Vizela.

2018 - Abre a primeira Feira da Francesinha de Vizela no Jardim Manuel Faria promovida pela Câmara Municipal. O fadista de Coimbra, Nuno Silva, abrilhanta a festa.
 ---

NESTA DATA NASCERAM
1984 - KITA  Jogador formado no FC Vizela. Jogou nos séniores deste clube sete épocas tendo-se transferido para o Fafe, depois Moreirense, Lousada, Santa Eulália e S. Martinho do Campo.


1989 - CAJÓ, guarda-redes do Vizela em 2018-2019.
---

NESTA DATA FALECEU
2021 - Joaquim Pereira de Sousa (S. Adrião)

Eventos históricos

Partilhar