Bilhete Postal Ilustrado de Vizela (9)


Hotel Sul-Americano – 1910 

Foi mandado construir por José Pinto de Sousa e Castro, (filho de Joaquim Pinto de Sousa e Castro, grande benemérito vizelense, que empresta o seu nome a uma das ruas de Vizela, a Rua Joaquim Pinto), tendo sido inaugurado em 1903. 

Era um dos mais majestosos hotéis da altura e o único, dos muitos que Vizela tinha, que possuía luz eléctrica. Esteve na posse da família Sousa e Castro até meados de 1949, passando então para a administração da Companhia de Banhos, ficando a família Sousa e Castro como accionista da Empresa Termal de Vizela. (durante o Euro 2004 foi muito comentado por vários jornalistas e adeptos estrangeiros…) 

Com a vinda da Tesal, foi alterado o seu interior e parte da entrada principal. Contra o gosto de muitos (todos?) vizelenses o seu nome foi mudado para Bienestar, remetendo para o baú empoeirado da história, um nome que fez furor na época áurea do termalismo em Vizela. 

Este foi um postal adquirido na Feira de Colecionismo de Espinho, em condições um tanto débeis, por um preço, hoje considerado irrisório. JÚLIO CÉSAR FERREIRA (coleção)

DO MESMO AUTOR

 

Bilhete Postal Ilustrado (8) - Largo da Alameda  1910

Bilhete Postal Ilustrado (7) - Parque das Termas 1910

Bilhete Postal Ilustrado (6) - Praça do Mercado

Bilhete Postal Ilustrado (5) - Igreja de S. Miguel

Bilhete Postal Ilustrado de Vizela (4) - Estação da CP

Bilhete Postal Ilustrado de Vizela (3) - Bairro do Mourisco

Bilhete Postal de Vizela (2) - Rua Dr. Abílio Torres

BILHETE POSTAL ILUSTRADO (1) - Rua Joaquim Pinto, 1901

ENTREVISTA
JÚLIO CÉSAR "Continuo a procurar postais ilustrados de Vizela"


Partilhar