Pinto Balsemão: "Ribeiro Telles discutia com Freitas do Amaral por causa de Vizela"

Pinto Balsemão, ex-primeiro ministro de Portugal entre Janeiro de 1981 e Junho de 1983, fundador do PSD, foi esta tarde ouvido pela Rádio Renascença a propósito da morte de Ribeiro Telles.
O fundador do canal de televisão SIC recordou na curta entrevista transmitida no noticiário das 18 horas de hoje da Rádio Renascença que Gonçalo Ribeiro Telles (PPM) teve diversas discussões com Freitas do Amaral (CDS), aquando o Governo de coligação da Aliança Democrática em que o partido dos dois estavam no Governo: 
«Ribeiro Telles era apoiante da criação do Concelho de Vizela e Freitas do Amaral não queria que Vizela se desintegrasse de Guimarães. Tiveram grandes discussões». 
Continuando: «Uma das lutas de Ribeiro Telles foi a questão de Vizela e a guerra do Eucalipto em Portugal», recordou Pinto Balsemão que finalizou dizendo que Ribeiro Telles fica na história de Portugal como um grande político, arquiteto e professor "um consolidasor da Democracia".


Figura incontornável da arquitetura portuguesa, Ribeiro Telles morreu em casa, aos 98 anos. Oposicionista ao Estado Novo, esteve na fundação do Partido Popular Monárquico (PPM), após o 25 de Abril de 1974, e na constituição da AD, com Sá Carneiro e Freitas do Amaral. Da sua vasta obra destaca-se o projeto dos jardins da Gulbenkian, em Lisboa. Governo decreta dia de luto nacional. Pioneiro na temática ambiental, foi ministro de Estado e da Qualidade de Vida do VII Governo Constitucional, liderado por Pinto Balsemão, depois de exercer funções na pasta do Ambiente nos três primeiros governos provisórios, logo após o golpe que derrubou o Estado Novo. No seu vasto currículo profissional, destaca-se o projeto dos jardins da Fundação Gulbenkian, um espaço que se tornou emblemático.

Partilhar