Morreu um amigo da luta de Vizela


O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles morreu esta quarta-feira, aos 98 anos. Foi um dos grandes apoiantes da criação do Concelho de Vizela colocando o Partido Popular Monárquico que dirigiu sempre do lado da luta do Povo de Vizela pela criação do seu concelho. O PPM foi um dos primeiro proponentes da elevação de Vizela a concelho na Assembleia da República. 

O vizelense Adelino Campante, monarca e membro do Movimento da Restauração do Concelho de Vizela (MRCV) recorda Ribeiro Telles como um homem apaixonado pela luta dos vizelenses.
Manuel Campelos, líder do MRCV, costumava dizer que Ribeiro Telles era uma flor no oásis político de Portugal e tinha-o por grande amigo.


Adelino Campante recorda: «Logo após a queda da Aliança Democrática em 1982 houve eleições e o eng. Ribeiro Telles mais a comitiva do Partido Popular Monárquico fizeram questão de fechar a eleitoral do PPM na Casa do Povo de Vizela. Durante o dia quiseram conhecer as associações e empresas de Vizela e fizemos, nós do MRCV sob a liderança de Manuel Campelos, um périplo por todas sempre com a enorme simpatia do eng. Ribeiro Telles ao nosso lado. Foi um grande amigo de Vizela. Aproveito para deixar as minhas condolências à família»
Em 1979, na campanha eleitoral da AD (PSD-CDS-PPM) Ribeiro Telles esteve em Vizela na companhia de Sá Carneiro e Freitas do Amaral todos já falecidos.

POLÍTICO E ARQUITETO

Gonçalo Ribeiro Telles, é um arquiteto paisagista, ecologista e político português. Foi Subsecretário de Estado do Ambiente nos I (Adelino da Palma Carlos), II e III (Vasco Gonçalves) Governos Provisórios. Foi Ministro de Estado e da Qualidade de Vida do VII Governo Constitucional (AD, de Francisco Pinto Balsemão), de 1981 a 1983. Criou as zonas protegidas da Reserva Agrícola Nacional, da Reserva Ecológica Nacional e as bases do Plano Diretor Municipal. Gonçalo Ribeiro Telles Ministro(a) de Portugal Período VIII Governo Constitucional Ministro de Estado e da Qualidade de Vida Dados pessoais Nascimento 25 de maio de 1922 (98 anos) Partido Movimento dos Monárquicos Independentes (1957) Movimento dos Monárquicos Populares, CEUD (1969) Convergência Monárquica (1971-1974) PPM (1974-1993; parte da AD, 1979-1983) Movimento Alfacinha Movimento Partido da Terra - Partido da Terra (MPT - Partido da Terra) (1993-2007).
Em maio deste ano correu o boato que Ribeiro Telles havia falecido, notícia falsa que induziu em erro muitos jornais. Hoje é verdade, infelizmente.
Sentimentos a toda a família.

Partilhar