Alcides Campelos faleceu há três anos


Passam hoje, dia 9 de dezembro, três anos sobre o dia em que um dos mais dinâmicos dirigentes associativos de Vizela faleceu. Alcides Campelos, tinha 73 anos, e num ato que ainda hoje ninguém, familiares, amigos próximos e outras pessoas conseguem explicar, colocou termo à vida na sua residência na vila de Moreira de Cónegos. 

Não obstante este conhecido vizelense sofrer à altura de um problema de saúde, a sua força e vigor que imprimia no meio associativo e político, nomeadamente no Partido Socialista de Vizela, participando ativamente em todas as assembleias das coletividades, como podem testemunhar muitos livros de atas, nada fazia prever que Alcides Campelos tivesse uma partida não brutal e inesperada deixando consternadas milhares de pessoas que o conheciam.


 Aquando a sua morte era Presidente da Liga dos Amigos das Termas e dirigente da Rádio Vizela. Fora, no ano da sua morte, candidato do PS à Assembleia Municipal de Vizela não tendo sido eleito. Porém foi deputado municipal em outros mandatos.

Ocupou diversos cargos nos órgãos sociais do FC Vizela fazendo-se notar a sua presença entusiasta em todos os jogos. Foi um dos principais motores na reconversão do Notícias de Vizela no início da década de 90 angariando algumas centenas de assinantes e também dos ficheiros de irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Vizela nomeadamente nos mandatos do provedor Fonseca e Castro.

Integrou a Comissão de Festas da Vila de Vizela em diversas realizações.


Alcides Campelos foi também, extra igreja, o principal impulsionador da criação da Confraria de S. Bento das Peras, participando em várias reuniões com o Cónego Eduardo Melo Deão do Cabido da Sé de Braga e promovendo reuniões com outros vizelenses.

Após a sua morte a Liga das Termas, já com a presidência de Cidália Faria, e a Sociedade Filarmónica Vizelense, sob a presidência de José Armando Branco, prestaram homenagens póstumas a este conhecido vizelense que nos deixou faz hoje precisamente três anos.

A banda da Sociedade Filarmónica Vizelense dirigida pelo maestro José Manuel Marques e diversas individualidades vizelenses acompanharam Alcides Campelos à sua última morada no cemitério de S. João das Caldas depois de missa celebrada em S. João das Caldas pelo padre António Matos da paróquia de Moreira de Cónegos.

Partilhar