Ataque a ninhos de vespa asiática no Parque e Mourisco


Equipa da Proteção Civil de Vizela liderada por Paulo Oliveira queimou esta noite cinco ninhos da vespa asiática no Parque das Termas e no Mourisco com o auxílio da auto-escada oferecida aos Bombeiros de Vizela pela Câmara Municipal.

Os ninhos estavam quase todos construídos a mais de 20 metros de altura onde só era possível chegar com a plataforma elevatória do mais recente veículo dos voluntários vizelenses.


Um a um os ninhos foram destruídos através do fogo lançado por uma cana ligada a uma botija de gás, desde a plataforma da escada.

Esta operação deve ser executada à noite quando as vespas estão recolhidas no ninho. O efeito surpresa evita também qualquer ataque destes insectos carnívoros cujas picadas em massa pode roubar vidas humanas.

No parque apenas ficou um pequeno ninho sem atividade junto ao lago tendo todos os outros sido queimados.


Seguem-se mais dois em Santa Eulália e, segundo os dados recolhidos por Paulo Oliveira, o concelho ficará livre desta praga...pelo menos para já.

Os ninhos são verdadeiras obras de engenharia, começando por ser uma bola pequena que vai aumentando em camadas de dentro para fora. Quando o ninho se torna pequeno, as vespas passam à construção duma nova camada, destroem a interior, até que o diâmetro seja ideal.


O primeiro momento é de observação da árvore, do terreno, dos ramos, à procura da melhor forma de fazer o maçarico avançar entre os galhos até atingir o ninho de vespas no ângulo certo, através da abertura, para garantir que se uma vespa tentar fugir “ficará com as asas queimadas e morre.


Queimar um ninho pode demorar mais de 20 minutos face à solidez que os mesmos apresentam em função das camadas que receberam.

Partilhar