Câmara de Vizela procura jovem para projeto em França

Associando-se às comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, a Câmara Municipal de Vizela procura um(a) jovem voluntário(a) para um projeto de ERASMUS+ Corpo Europeu de Solidariedade, na cidade Frontignan la Peyrade.

O projeto europeu tem a duração de 9 meses, com início a 1 de março e término a 30 de novembro de 2021. Os voluntários deste projeto irão promover a mobilidade europeia dos jovens da cidade francesa, onde terão a oportunidade de colaborar na organização e dinamização de várias atividades culturais, desportivas e educativas dos serviços de juventude e/ou cultura da câmara de Frontignan. Aprender a aprender, sentido de iniciativa e empreendedorismo, expressão e consciência cultural, comunicação em língua estrangeira, aptidões digitais, sociais e cívicas são algumas das competências desenvolvidas no Serviço de Voluntariado Europeu.

 Um programa de forte cariz educativo e que certifica as competências adquiridas através do Youthpass, uma ferramenta ao dispor dos participantes em projetos financiados pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação e que descreve aquilo que fizeram bem como, aquilo que aprenderam. A Câmara Municipal de Vizela assume neste projeto a missão de envio de mais um(a) voluntário (a), assegurando a preparação e um acompanhamento personalizado, desde a fase de candidatura até ao regresso de França em novembro de 2021, assegurando que todos os procedimentos desta atividade, tendo em conta o contexto atual relacionado com a COVID 19, 

Todos os projetos ao abrigo do programa europeu garantem, alojamento, alimentação, viagem internacional, transportes locais, seguro de saúde, bolsa mensal, apoio e mentoria. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de janeiro e pode aceder a mais informações e ao formulário de inscrição em cm-vizela.pt/mobilidadeevoluntariado. O município de Frontignan tem uma estrutura bastante experiente, recebendo há vários anos jovens vizelenses enviados em missão de voluntariado europeu pelo Município de Vizela. 

O voluntário terá permanente apoio, orientação e tutoria não só do serviço municipal competente em Frontignan, mas também do serviço de juventude da Câmara Municipal de Vizela. Podes ficar a saber mais sobre o Corpo Europeu de Solidariedade em europa.eu/youth/solidarity_pt. 

O projeto de ERASMUS+ insere-se numa das áreas do Plano Estratégico para a Juventude – Juventude em Ação, nomeadamente a área da Capacitação, Mobilidade e Geminação, cujo objetivo passa por diversificar os espaços e as oportunidades de aprendizagem e capacitação dos jovens de Vizela com vista à sua realização pessoal, profissional e social.

Partilhar