Carvalho Americano é a Árvore do Ano 2020 de Vizela

Um local emblemático, uma quinta cheia de história e no centro, um majestoso Quercus rubra L.. O Carvalho Americano do Paço de Gominhães venceu a primeira edição da “Árvore do Ano de Vizela”.

Nome Comum: Carvalho Americano 

Nome Científico: Quercus rubra L. 

Idade: 60 (1960) 

Largura: 4.05 metros 

Local: S. João de Vizela (Paço de Gominhães) 


 Com a iniciativa “Vizela Green Week” promovida pela Associação Juvenil Coração Azul surgiu o concurso para a eleição da Árvore do Ano de Vizela. Um concurso que pretendeu chamar a atenção para o património ambiental vizelense e que terminou com milhares de interacções entre a comunidade. Pelas redes sociais da associação regista-se nesta primeira edição mais de 41 mil pessoas alcançadas, somando-se ainda as notícias na comunicação social e divulgação dos parceiros do projeto. Ou seja, um sucesso que tem já caminho aberto para a segunda edição. Sobre o vencedor deste ano, foram várias as mensagens que registamos:

 "É das árvores que mais dá sombra a Vizela", “Uma árvore que bebe a água canalizada por romanos" e também por exemplo "Uma árvore plantada com objetivo de ter uma centralidade num local histórico". O Carvalho Americano é um conhecido das escolas, dos amantes da ruralidade, da história e da natureza, e está situado num dos locais mais emblemáticos da história nacional, o Paço de Gominhães (construído em 1280 - reinado de D. Sancho I). Este Quercus rubra L. foi plantado em 1960 e ainda é possível identificar os obreiros deste monumento que ganha cada vez mais valor com o passar dos anos. Apresenta hoje um perímetro de 4,05 metros (medição ao nível do peito humano) e alberga já diversas espécies de animais. 


Na votação aberta à comunidade, esta espécie conquistou por unanimidade os votantes nas redes sociais e no inquérito realizado. Ao todo teve 7020 pessoas alcançadas, 595 cliques, 326 reacções e arrecadou 20.6% dos votos no inquérito. Ainda sobre a espécie, referir que é uma introdução no nosso território uma vez que é originária da costa atlântica americana entre o Canada e EUA. Hoje é bastante comum encontrar em Portugal e é na época outonal que os tons avermelhados das folhas cativam muitos apaixonados pela natureza. 

Nota final ainda para as outras espécies em concurso: Carvalho Alvarinho (Quercus robur L.); Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia); Plátano (Platanus sp.); Oliveira (Olea europaea); Bétula-branca (Betula pendula sp.); Sobreiro (Quercus suber); Castanheiro (Castanea sativa); Camélia (Camellia japónica); Pinheiro-manso (Pinus pinea); Eucalipto (Eucalyptus globulus); Tulipeiro-da-Virgínia (Liriodendron tulioifera); Cedro do Líbano (Cedrus libani); Sequoia (Sequoia sempervirens); Cedro do Atlas (Cedrus Atlantica).

Partilhar