Novos Bombeiros Voluntários de Vizela


Pode haver quem não ache importante uma equipa de bombeiros (11+1) tomar posse, todavia os soldados da paz representam nas comunidades o que de mais importante há. Pode-se interromper as atividades de outras equipas, como do futebol por exemplo, porém as equipas de bombeiros estão sempre em atividade como se viu ou está a ver num dos momentos mais delicados que a humanidade está a passar com a atual pandemia. E por isso, a renovação, os novos a ocuparem o lugar que outros bravos já não podem cumprir, é um momento alto em qualquer Corporação.Em Vizela, onde a Real Associação não perde o seu encanto, esses atos são mais efusivos.

Foi um pouco disto sublinhado nas intervenções que hoje tiveram lugar no Parque Automóvel da mais idosa instituição vizelense, a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Os novos soldados da paz, quase todos na bonita idade dos 18/20, todos do concelho de Vizela, ouviram palavras de incentivo do Comandante Paulo Félix, de Armindo faria, presidente da Assembleia, de João Barbosa, presidente do Conselho Fiscal, de José Manuel Pires, presidente da Direção, do Comandante Distrital e de Victor Hugo Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Vizela. 








Um a um os novos voluntários fizeram juramento da missão que pretendem desempenhar, para a qual a sua vocação os impulsionou, receberam as divisas de Bombeiros de 3ª classe e o crachá da Corporação que vão representar. 

Foi um momento alto e bonito apenas quebrado pelas regras da pandemia pois com certeza, não fora o confinamento, e o quartel estaria cheio de familiares, mais bombeiros, mais elementos dos órgãos sociais e com toda a certeza dos familiares dos novos voluntários ali orgulhosos para além de outros vizelenses que não faltam a qualquer ato no quartel devido ao enorme carinho que só os vizelenses verdadeiros sabem explicar. 

Os instrutores receberam um diploma da Real Associação. Antigos Bombeiros ajudaram a colocar as insígnias.

Como disse e bem o Presidente da Assembleia Geral, esta passa a ser a segunda casa, «senão a primeira» dos jovens bombeiros.


Paulo Félix disse que o Concelho de Vizela e o Distrito passam a estar mais protegidos com a entrada de novos voluntários «uma equipa com quem deu muito gosto trabalhar na formação».

José Manuel Pires deu as boas vindas a todos e colocou a Direção ao seu serviço: «Disponham do que precisarem de nós».

Hermenegildo Abreu, Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Braga, incentivou os novos bombeiros a darem o melhor de si aventando que encontrarão muitas dias de luta e dificuldade mas que isso só lhes deve dar mais força: «Se eu voltasse atrás voltaria a ser bombeiro».

Victor Hugo Salgado lembrou a importância dos Bombeiros sobretudo num período tão difícil que Vizela atravessa face aos números elevados de infetados com a covid-19. O Presidente da Câmara realçou que uma Corporação pode ter os melhores carros do mundo mas se não tiver Bombeiros dedicados de pouco servirá. O edil reforçou que esta tomada de posse era importante para o Concelho e freguesias servidas pela corporação vizelense pois é o garante do futuro.

FAMÍLIA  BARBOSA  COM  NOVO  ELEMENTO

Em Vizela há duas famílias onde o sangue de bombeiro corre em todas as gerações: Barbosa e Peixoto.

Estas duas famílias contam, há muitos anos, com bombeiros de várias idades ao serviço desta Corporação. A foto que fomos buscar ao Facebook do chefe Rui Barbosa, da qual se pode recordar ao centro o seu saudoso pai Chefe Barbosa, é elucidativa, apesar de alguns não estarem fardados/fardadas do carinho que esta família nutre há muitos anos pelos Bombeiros. Hoje tomou posse um novo bombeiros desta família, no caso Miguel Barbosa. Curiosamente foi o seu pai Rui Barbosa que esteve à frente dos novos voluntários a dar voz de comando, naturalmente com um orgulho redobrado por a Família Barbosa contar com mais um elemento ligado à secular Corporação.

Partilhar