VIDEO Ilhéu da Cascalheira respondeu


Depois do desassoreamento do rio entre a Cascalheira e o açude do Parque das Termas e simultaneamente da construção de muro lateral e limpeza do ilhéu que permitiu ao rio voltar a correr pelos dois lados da ilhota, importava saber qual a reação na primeira grande levada.

Ontem terá sido o primeiro dia em que o caudal do rio voltou a rugir depois do anterior inverno ao ponto do portal da turbina ter sido içado ao máximo. 
O leito do rio ficou mais fundo e largo entre a Cascalheira e o açude do Parque depois da intervenção que a Câmara Municipal de Vizela levou a efeito no verão.

Foi notório que a água não teve outra alternativa senão seguir o seu caminho até Caniços onde se funde no Rio Ave e dali segue até ao mar em Vila do Conde sem subir as margens o que aconteceria sem a intervenção executada.

Com a redução da chuva a partir do início da noite de ontem, o caudal hoje já estava significativamente mais baixo.
Nesta foto pode-se ver um dos vários troncos de árvores que foram arrastados ontem na forte corrente.
De qualquer forma o que importa salientar é que a intervenção operada no verão já evitou que o rio nesta sua primeira grande dimensão, galgasse para a marginal ribeirinha e para a área onde vai ser colocada a praia fluvial.
Na área do Maquias, junto à Ponte Romana, a água subiu à zona de lazer cobrindo os bancos.

Partilhar