Joaquim Ribeiro dirige concerto transmitido pela Antena 2 e RTP Palco


Na reta final de um ano particularmente difícil para todos, o maestro

e clarinetista vizelense Joaquim Ribeiro continua a combater todos os constrangimentos em prol da cultura nacional. 

 


Assim, depois de assumir a produção do "Ciclo Revolucionário e Romântico", que decorreu entre Setembro e Outubro, constituído por conferências e concertos que evocavam os 200 anos da primeira Revolução Liberal em Portugal e os 250 anos do nascimento de Beethoven, dirigiu, mais uma vez, a 15 de Novembro, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a orquestra Melleo Harmonia e a pianista Marta Menezes, num programa brilhante constituído pelo concerto para piano e orquestra nº5, "Imperador", e a Sinfonia nº6, "Pastoral", ambos do citado compositor. 

No dia que se comemoram os 250 anos do batismo de Beethoven, 17 de Dezembro, pelas 19h, Joaquim Ribeiro assumirá a direção musical e o papel do clarinete, no concerto em que se apresentará a obra mais popular do compositor enquanto viveu: o seu Septeto em Mi bemol Maior, op. 20. 

O concerto, que decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, será transmitido em direto na Antena2 e em diferido na RTPpalco.

(FOTOS JORGE VELEZ)

CONCERTO ABERTO AO PÚBLICO

 17 Dezembro | 19h00

Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro 
em Telheiras, Lisboa
Concerto aberto ao público 
de acordo com as regras da DGS


Septeto, de Beethoven 

Solistas Melleo Harmonia
Carolino Carreira, fagote
Luís Vieira, trompa
José Pereira, violino
Joana Cipriano, viola
Irene Lima, violoncelo
Adriano Aguiar, contrabaixo
Joaquim Ribeiro, clarinete e direção musical

Comentários por Jenny Silvestre


Programa

Música no Termo*
250º Aniversário de Beethoven

Ludwig van Beethoven, 250 anos do nascimento
[17 de Dezembro de 1827 - 17 de Dezembro de 2020]
- Septeto em Mi bemol Maior, op. 20
Adagio - Allegro con brio
Adagio Cantabile
Tempo di Minuetto
Tema con variazioni
Scherzo: Allegro molto e vivace
Andante con moto alla Marcia - Presto


Escrito praticamente na sua totalidade em 1799, o Septeto op. 20 foi estreado em 1800, no dia 2 de Abril, tendo sido talvez a obra mais popular de Beethoven durante a sua vida, eclipsando outras de maior peso composicional, nomeadamente a sua primeira sinfonia, estreada no mesmo concerto.
Sabe-se que, mesmo antes de ser publicado, em 1802, pela casa Hoffmeister, circulava amplamente na sua versão manuscrita.
Durante os vinte e sete anos seguintes surgiriam inúmeras versões para quarteto de cordas, redução de piano a duas e quatro mãos, duetos, trios, etc, tal a sua popularidade. Tratou-se de um verdadeiro hit para a aristocracia e classe média da época.
Eventualmente inspirado no Divertimento em Ré Maior K. 334, de Mozart, o Septeto op. 20 é constituído por seis andamentos, escritos numa linguagem clássica, com toda a riqueza, expressividade, eloquência instrumental e alegria, presentes na obras beethovenianas prévias ao processo de ensurdecimento do compositor.
Com a escolha deste septeto monumental, os Solistas Melleo Harmonia pretendem, não apenas celebrar o nascimento de um dos mais notáveis e reconhecidos compositores de toda a História, como transmitir ao público, com alegria e afetividade, a esperança de que tempos melhores virão.
Jenny Silvestre

* Concerto com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar


Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Alexandra Louro de Almeida


Melleo Harmonia | Criada em 2014,  é a orquestra residente da Academia Portuguesa de Artes Musicais.
Funcionando com uma geometria flexível, desde a formação de câmara à sinfónica, tem sido reconhecida pela qualidade da sua performance e escolha de programas, assumindo uma clara aposta na apresentação de obras de compositores portugueses, sem descurar, no entanto, os grandes nomes da música erudita ocidental, no conjunto dos quais aqueles se inserem.
Para além da apresentação regular nas principais salas de espetáculo nacionais, Melleo Harmonia assume residência musical no conjunto de concertos e programações Música no Termo, produzido pela Academia Portuguesa de Artes Musicais para a Junta de Freguesia do Lumiar, dando especial protagonismo aos seus solistas.
A orquestra Melleo Harmonia é dirigida pelo maestro Joaquim Ribeiro.

 

Partilhar