Nova ponte do rio Vizela arranca em janeiro

A Câmara Municipal de Vizela anunciou hoje que a construção da nova Ponte da Aliança que vai ligar as freguesias de Tagilde e Santo Adrião arranca no próximo mês de janeiro estando autorizada pelo Tribunal de Contas.


OBRA DA PONTE DA ALIANÇA INICIA EM JANEIRO – TRIBUNAL DE CONTAS APROVA OBRA 

 A obra de Construção da Ponte de Santo Adrião (Ponte Nova - “Aliança”) e acessos vai iniciar já no próximo mês de janeiro, depois da Câmara Municipal ter rececionado o visto do Tribunal de Contas.
Ponte atual é estreita e
 nova apenas de nome

A construção da Ponte da Aliança, que fará a ligação entre as Freguesias de Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), vai reduzir, diretamente e de forma substancial, o tráfego no centro urbano, tal como o número de quilómetros a realizar nos transportes das mercadorias em particular aos pesados, os mais poluidores, garantindo a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa. De acordo com o projeto de execução, a construção da Ponte contemplará o seguinte: 
- Ponte numa extensão de 60 metros, 
- com um único arco (vão de 45 metros), 
- tabuleiro de 10 metros de largura 
- e passeios para peões de 1,50m em ambos os lados; 
- eletrificaçãoo, nomeadamente colocação de iluminação pública e negativos inferiores para passagem de futuras infraestruturas; - 
-colocação de tubagem em manilhas de betão com 1,00 metro de diâmetro; 
- guardas metálicas em ferro de proteção para os utilizadores da ponte.

 O projeto prevê, também, a requalificação das vias que constituirão o acesso à nova travessia, quer na parte da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), nomeadamente a requalificação da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à EN 101-3.

Refere a CMV que "Apesar dos atrasos na obra, devido à necessidade de vários pareceres de entidades externas, que colocaram em causa a evolução da mesma, a obra da Ponte Nova - “Aliança”, num valor superior a 1,5 milhões de euros, vai para o terreno no início do próximo ano. 
A Câmara Municipal liderada por Victor Hugo Salgado, considera a construção desta travessia como um projeto fundamental para o Concelho de Vizela para garantir e consolidar a rede viária municipal, uma obra que será uma realidade já no próximo ano.

Partilhar