MAI oferece armas a Cabo Verde e S. Tomé

O Ministério da Administração Interna enviou esta semana mais de um milhar de armas para as forças policiais de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A distribuição desse material, oriundo da Polícia de Segurança Pública, insere-se na política de cooperação portuguesa na área da segurança interna com os países africanos lusófonos.

 Os 40 volumes de carga, transportados com o apoio de uma aeronave Hércules C-130 da Força Aérea, foram entregues na quarta-feira em Cabo Verde e, no dia seguinte, em São Tomé e Príncipe.


O armamento consistiu em mais de 900 pistolas Walther (cada uma com dois carregadores e uma vareta de limpeza) para a Polícia de São Tomé e Príncipe e 200 armas do mesmo modelo para a Polícia cabo-verdiana – além de dezenas de milhares de munições de calibre 7.65mm para aquelas duas forças de segurança. Com este processo de cedência de armamento, que decorre do programa de modernização do material das Forças e Serviços de Segurança nacionais, a PSP contribui assim para o reforço das capacidades daquelas organizações lusófonas congéneres. 

 A cooperação técnico-policial de Portugal com os países africanos lusófonos, além de apoiar o desenvolvimento de competências técnicas e operacionais das respetivas Forças e Serviços de Segurança, envolve também as vertentes da formação e assessoria. 9 de janeiro de 2021

Partilhar