60 mil candidatos aos Censos 2021

O Instituto Nacional de Estatística (INE) informa que o prazo para apresentação de candidaturas a recenseador terminou ontem, dia 21 de fevereiro.

O INE recebeu cerca de 60 mil candidaturas a nível nacional.

 A seleção de recenseadores será efetuada pelas autarquias locais durante o mês de março, sendo convocados para entrevistas de seleção apenas os candidatos que melhor se enquadram nos requisitos definidos. 

 Após a seleção, os recenseadores vão adquirir o conjunto de conhecimentos necessários ao desempenho das suas funções nos Censos 2021. 


Autarquias vão selecionar os 11 mil recenseadores necessários.

Os Censos 2021 terão início no próximo mês de abril e serão realizados preferencialmente pela Internet. 

A partir de 5 de abril, todos os alojamentos vão receber uma carta com a informação necessária para a resposta aos Censos 2021 pela Internet distribuídas pelos recenseadores.

 Face ao contexto epidemiológico o INE definiu um Plano de Contingência para a realização dos Censos 2021, de modo a prevenir riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores, bem como garantir a qualidade da execução da operação estatística, que contempla: Uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da Internet, com apoio à população através de uma linha telefónica; A possibilidade da resposta telefónica dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública; O cumprimento de um rigoroso Protocolo de Saúde Pública, que descreve as medidas de segurança a aplicar nos casos em que seja necessário o contato presencial junto da população, seguindo as recomendações das autoridades de saúde pública. 

 

Partilhar