Bruxaria na Cista de S. Bento


Artigos de cemitério, arroz, garrafa com líquidos, pés e mãos de barro, cordões de pescoço, porta-chaves, lamparina de cemitério, porta-chaves, flores, uma floreira, uma grande cruz em pau de sobreiro com penduricalhos e outra cruz fixada numa pequena pedra em mármore vulgarmente vistas nos cemitérios e outros artigos foram colocados, devidamente alinhados, na Cista (antigo sepulcro) de S. Bento das Peras padroeiro de Vizela.

O macabro cenário que o ddV descobriu esta manhã não deixa dúvidas a qualquer ritual de bruxaria que aconteceu ali e é de supor que grande parte dos artigos tenham sido roubados de cemitérios.

ARTIGOS ROUBADOS?



Ninguém sabe há quanto tempo está aquele cenário no interior da cista, não sendo de descurar que o mesmo tenha sido ali colocado na noite das bruxas e com o fim de exercer magia negra para deitar mau olhado sobre alguém ou sobre alguma casa.


PROJETO PARA A CISTA

O presidente da Confraria de S. Bento das Peras disse ao ddV que desconhecia esse achado macabro assegurando que amanhã irá ao local tomar as devidas medidas de remoção dos objetos e que não são poucos.

José Armando Branco acrescentou que a valorização do monumento deverá acontecer ainda este ano estando já entregue a um arquiteto e a um arqueólogo o esboço do projeto que a Confraria pretende para dignificar aquele espaço histórico.

"Simultaneamente a Cista ficará mais protegida, mas essas sessões de bruxaria naquele monumento são sempre de lamentar e condenar" - disse José Armando Branco.

IDADE DO BRONZE

A Cista Romana de Vizela, situada na freguesia de São Miguel, mais precisamente no Santuário de São Bento fica próximo de um cruzamento descampado com uma estrada que dá acesso ao centro de Vizela e ao concelho de Guimarães. 


Durante a Idade do Bronze até à Idade do Ferro assistiu-se ao cerimonial da cremação dos corpos. As cinzas que restavam guardavam-se em urnas, que eram colocadas em cistas ao lado de vasos mais pequenos com oferendas aos mortos.

A Cista de S. Bento é ladeada por um cadeado mas que não protege de  lançarem para o seu interior detritos...e material de bruxaria.

  


Partilhar