Conferência Futuro do Desporto em Portugal

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude,

e Fernando Parente, presidente da APOGESD - Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, são os dois convidados da conferência promovida pelo Centro de Estudos do Desporto da Tempo Livre e que encerra um ciclo de três debates subordinado ao tema “O Desporto: Que Futuro?”. A sessão, com moderação do presidente da Tempo Livre, Amadeu portilha, realiza-se no dia 30 de março pelas 21h30 com transmissão em direto na página de Facebook da Tempo Livre.

Em análise e debate estará “O Futuro do Desporto em Portugal” procurando-se que a sessão promova uma discussão aberta e esclarecedora, não só sobre o impacto negativo que resultou para o desporto e para a atividade física do confinamento a que o país foi obrigado devido à pandemia, mas o que pensam fazer os principais intervenientes para responder aos números avassaladores que se abateram sobre a realidade sócio desportiva nacional e quais os próximos passos a dar, agora que é preciso agir para retomar a atividade.

“O Desporto: Que Futuro?” foi o tema central de um ciclo de três debates online, cujo principal objetivo passou por discutir os desafios, os problemas e as expetativas que o futuro reserva ao desporto, nos clubes, na escola, na saúde e no país. A Tempo Livre juntou dirigentes desportivos, decisores políticos, pedagogos, professores e técnicos de educação física para que juntos refletissem sobre o futuro do desporto e o impacto negativo resultante de mais de um ano de confinamento e paragem. As sessões envolveram uma participação total de 400 pessoas o que evidencia bem o interesse suscitado.

Na primeira sessão (realizada a 18 de março) Ricardo Costa Ricardo Costa (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães), Miguel Laranjeiro (Presidente da Federação de Andebol de Portugal), Pedro Dias (Diretor da Federação Portuguesa de Futebol) e Miguel Pinto Lisboa (Presidente do Vitória SC) debateram sobre o futuro do desporto nos clubes, com moderação por Luis Rodrigues (Presidente do Guimagym).

Depois, a 23 de março, foi a vez de debater o futuro do desporto nas escolas, numa sessão muito participada que contou com a Vereadora da Educação na Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, Vitor Pardal, (Coordenador Nacional das UAARE, Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), e Carlos Neto, professor da FMH-UL (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), sob moderação de Sérgio Abreu, Coordenador dos Serviços Desportivos da Tempo Livre.

A terceira sessão, realizada no dia 25 de março, foi dedicada ao futuro do desporto na saúde e contou com a participação de Bruno Avelar (membro da equipa do Plano Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção Geral da Saúde), Patrícia Ferreira (Coordenadora da Equipa de Psicólogos da Rede de Apoio Social de Emergência de Guimarães) e do médico e atleta olímpico Rui Bragança. A sessão foi moderada por José Martins, do Centro de Estudos do Desporto de Guimarães.

Partilhar