Em curso requalificação das ruas de acesso à Ponte da Aliança


Quem se deslocar a Tagilde vai encontrar em requalificação as ruas de acesso à Ponte da Aliança que vai unir sobre o rio esta Freguesia onde nasceu S. Gonçalo a Vizela-Santo Adrião.
Estaleiro e primeira sapata

Tal como o projecto da nova travessia do rio Vizela prevê, a requalificação vai da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à Estrada Nacional 101-3. Os trabalhos que estão a efectuar consistem para já no alargamento das vias, com a construção de muros de vedação.


Segue-se o alargamento das vias com a construção de passeios para peões; execução de rede de águas pluviais e alteração das infraestruturas de iluminação pública entre outras.



Para a Câmara de Vizela, o objectivo é reduzir o trânsito no centro urbano e aliviar a Ponte Nova de Tagilde, cujo nome atualmente não condiz com a sua idade pois é das mais antigas do concelho, (uma passagem estreita para viaturas que permite apenas um sentido de trânsito de cada vez, longas filas, discussões e impedimento de travessia de veículos pesados). 

A nova ponte terá um custo superior a 1,5 milhões de euros.

A Ponte da Aliança vai ter uma extensão de 60 metros, com único arco (cujo vão é de 45 metros), um tabuleiro rodoviário de 10 metros de largura, passeio para peões de 1,5 metros de largura em ambos os lados, iluminação pública, tubos em manilhas de betão com um metro de diâmetro e guardas metálicas de protecção. 

A câmara quer a obra pronta até final deste ano.

Partilhar