José Luís Ribeiro eleito para o congresso da UCI

O vimaranense José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), foi hoje eleito delegado votante ao Congresso da União Ciclista Internacional (UCI) em representação do continente europeu.

Delmino Pereira, presidente da FPC, foi eleito vice-presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), durante o congresso anual da instituição, que se realizou por via eletrónica, devido à situação pandémica internacional. No Congresso da UEC, José Luís Ribeiro e Delmino Pereira, em votações separadas, obtiveram 38 dos 48 votos possíveis das federações europeias filiadas na UEC. O vimaranense é um dos 15 delegados europeus ao Congresso da UCI, órgão composto por um total de 45 delegados votantes, distribuídos pelas Confederações Continentais da seguinte forma: Europa (15), América (9), África (9), Ásia (9) e Oceânia (3). 


O Congresso da UCI é o órgão máximo da União Ciclista Internacional, cabendo-lhe eleger o Presidente e os órgãos dirigentes da instituição, decidir sobre os relatórios e planos anuais, admitir ou excluir Federações Nacionais e nomear membros da Comissão de Ética, entre outros. Em ano de eleições para a União Ciclista Internacional (UCI), que acontecerão em setembro, durante o Congresso que se realiza aquando do Campeonato do Mundo de Estrada, a UEC escolheu assim os seus 15 delegados com direito de voto e 8 suplentes. Delmino Pereira, por sua vez, foi um dos seis candidatos eleitos para acompanhar o italiano Enrico della Casa, novo presidente da UEC, na Direção (“Management Board”) da entidade que superintende ao ciclismo na Europa. A Direção da UEC reuniu-se de imediato, tendo sido escolhidos os


três vice-presidentes. Além de Delmino Pereira, assumem essa responsabilidade Henrik Jess Jensen e Alexander Gusyatnikov. José Luís Ribeiro foi Presidente da Associação de Ciclismo do Minho.

Partilhar