PS e PSD já têm candidatos à Câmara

 

Victor Hugo Salgado (PS) e Jorge Pedrosa (PSD), são os primeiros candidatos conhecidos à presidência da Câmara Municipal de Vizela nas próximas eleições autárquicas. Prevê-se que o número de concorrentes seja o mais baixo de sempre.

A candidatura de Jorge Pedrosa, depois de indicada pelo Secretariado, foi ratificada esta tarde por unanimidade no Plenário do Partido Social Democrata de Vizela seguindo a informação para a distrital do PSD liderada por Paulo Cunha e daqui para o PSD nacional depois de homologada.

O Presidente do PSD de Vizela disse ao ddV que o Plenário correu muito bem e que não houve o mínimo de hesitação em aprovar o nome de Jorge Pedrosa. Carlos Magalhães informou ainda o ddV de que quarta-feira o seu Partido vai reunir com o CDS liderado por Francisco Correia afim de discutir a posssibilidade das duas forças políticas concorrerem novamente coligadas.

O Independente Victor Hugo Salgado, como se sabe, vai ter o apoio do Partido Socialista e concorrerá na lista deste Partido à Câmara de Vizela cabendo-lhe ainda toda a autoridade para formar todas as listas.

Como dissemos, prevê-se que o número de candidatos à presidência da Câmara não ultrapasse os três ou quatro.

O recorde foi batido nas primeiras eleições autárquicas do concelho de Vizela em 2001 que contaram com oito candidatos a presidentes da Câmara de Vizela. Na últimas eleições concorreram cinco forças (MVS, PSD-CDS, PS, BE e CDU) porém, este ano, a previsão aponta para um número inferior considerando que o Movimento Vizela Sempre (vencedor em 2017) concorre na lista do Partido Socialista.

As previsões apontam para o surgimento de um candidato do PCP, que poderá ser novamente António Veiga cuja candidatura pode englobar a CDU (Partido Comunista Português + Partido Ecologista "Os Verdes"), dado que esta força política, com sede em Vizela desde o 25 de abril, concorreu a todos os atos eleitorais. Nas autárquicas de 2017 esteve a sufrágio também o BE-Bloco de Esquerda, desconhecendo-se ainda se esta força partidária volta a concorrer. 

As primeiras eleições para a Câmara Municipal em 2001 contaram com oito candidatos à presidência, o maior número de sempre: Francisco Ferreira (PS), Carlos Alberto Costa (PSD), Manuel Campelos (CDS/PP), Horácio Vale (MIV), José Manuel Faria (CDU), Jorge Vila Real (BE), Vítor Cunha (MPT) e Adelino Correia (PCPT-MRPP). Francisco Ferreira foi o vencedor.

 Nas primeiras eleições em 2001, o concelho de Vizela contava com 16.934 eleitores um número que aumentou substancialmente porquanto nas últimas eleições (presidenciais) o número de eleitores vizelenses subiu para 21.355. De momento apenas dois nomes são conhecidos publicamente na corrida à presidência da Câmara Municipal de Vizela: Victor Hugo Salgado, pelo Partido Socialista e Jorge Pedrosa, pelo PSD (devendo fazer parte duma coligação com o CDS-PP). Estes dois políticos fazem parte do atual executivo da Câmara de Vizela.

Partilhar