GNR obriga cidadão a apanhar beata do chão


 A GNR de Vizela, esta manhã, obrigou um cidadão a apanhar uma beata de cigarro (corisca) que tinha lançado para o chão da Praça da República junto aos correios de Vizela.

O fumador lançou a corisca para o chão, porém a patrulha da GNR que passava de carro viu, parou a viatura e de dentro ordenou ao fumador que apanhasse a beata do chão imediatamente ou então seria autuado o que aquele fez sem protestar. Apanhou a beata, confirmou se estava bem apagada, e foi deitá-la no contentor do lixo.

A acção da GNR foi louvada por diversas pessoas que assistiram ao ato.

Por Vizela há recipientes para colocação de beatas e pastilhas elásticas espalhados pela cidade.

Beatas no chão custam entre 25 a 250 euros de multa 

 A lei entrou em vigor em setembro do ano passado e estabelece uma multa de 25 a 250 euros por descarte de beatas para o chão e de 250 a 1500 euros para os estabelecimentos que não disponibilizem cinzeiros ou não limparem os resíduos deixados pelos fumadores. 

A Lei nº 88/2019 de redução do impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente aprova medidas para recolha e tratamento dos resíduos de tabaco e pune com coimas quem atirar beatas para a via pública.

As coriscas lançadas para o chão, entram nas sarjetas e encaminham-se com as águas pluviais para os rios e mares provocando danos diversos

Partilhar